CRIME, VANDALISMO OU ATIVISMO?

Obra de Monet é vandalizada por ativistas 10 dias após jogarem sopa em 'Girassóis' de Van Gogh

Em ambas as situações, o vandalismo foi citado como um ato de ativismo por parte de grupos rebeldes; entenda

Da redação
Publicado em 24/10/2022, às 11h18 - Atualizado às 16h01

FacebookTwitterWhatsApp
Em ambas as situações, o vandalismo foi citado como um ato de ativismo por parte de grupos rebeldes; entenda - Da redação
Em ambas as situações, o vandalismo foi citado como um ato de ativismo por parte de grupos rebeldes; entenda - Da redação

Dez dias após vandalizarem o quadro ‘Girassóis’ de Van Gogh, neste domingo (23), a obra ’Pilhas de Grãos’ de Monet foi a nova ‘vítima’. Em ambas as situações, o vandalismo foi citado como um ato de ativismo por parte de grupos rebeldes. Na primeira situação, ativistas arremessaram sopa de tomate na obra de arte.

Neste domingo (23), o grupo Letzter Generation (última geração) arremessou purê de batatas no quadro de Monet, localizado no museu Barberini, em Potsdam, Alemanha.

Durante o ato, a ativista bradou:

"As pessoas estão morrendo de fome, as pessoas estão congelando, as pessoas estão morrendo. Estamos em uma catástrofe climática. E a única coisa que vocês temem é sopa de tomate ou purê de batatas em uma pintura. Você sabe do que eu tenho medo? Que a ciência diz que em 2050 não poderemos alimentar nossas famílias. É preciso purê de batatas em uma pintura para fazer vocês ouvirem? Essa pintura não valerá nada quando estivermos lutando por comida. Quando chegará o ponto em que vocês vão finalmente ouvir e não apenas continuar como se nada estivesse acontecendo?".

(Reprodução)

No ato, outros dois manifestantes se colaram no chão em protesto. Os envolvidos foram presos e estão sendo investigados por possível invasão e danos a propriedade. Carolin Stranz, porta-voz do Museu Barberini em Potsdam, revela que ainda não há informações sobre possíveis danos a obra.

Apesar da comoção, é possível que muitas pessoas ainda não conheçam o renomado artista Monet, mas o Portal Costa Norte trouxe todas as informações sobre esse importante nome da arte.

Qual a história de Monet?

Nascido em Paris em 14 de novembro de 1840, Oscar-Claude Monet é um pintor francês que se tornou o mais célebre no movimento ‘impressionismo’ da arte. Sua trajetória de vida girou em torno da sua arte, sempre acompanhado de grandes nomes que, ao longo de sua carreira, o ajudaram a difundir sua arte, como: Charles Gleyre, Alfred Sisley, Auguste Renoir e Frédéric Bazille.

Qual foi a obra mais famosa de Monet?

Criada em 1899, a obra de arte ‘Ponte Sobre Uma Lagoa de Lírios de Água’, é uma das mais célebres do artista.

Quantas obras Monet fez?

Claude Monet foi responsável por pintar cerca de 250 quadros, todos com pintura a óleo.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!