SORVETEMORAR

O queridinho do verão: confira as maiores curiosidades sobre sorvete e o Dia do Sorvete

Se você acha que os brasileiros consomem muito sorvete, engana-se. Para se ter uma ideia, existem países com índice médio de mais de 10kg de sorvete por pessoa em um ano

Thalita Ferreira
Publicado em 22/09/2022, às 10h59 - Atualizado em 23/09/2022, às 10h28

FacebookTwitterWhatsApp
Brasil ocupa o 12º lugar entre os países que mais consomem sorvete Dia do Sorvete Sorvete rosa, na tigela com pedaços de morango e uma colher ao lado - Elena Veselova / Shutterstock.com
Brasil ocupa o 12º lugar entre os países que mais consomem sorvete Dia do Sorvete Sorvete rosa, na tigela com pedaços de morango e uma colher ao lado - Elena Veselova / Shutterstock.com

Para aliviar o calor nada melhor do que tomar um sorvetinho, não é mesmo? E para celebrar a existência desta iguaria gastronômica, a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) decidiu criar um dia apenas para isso: dia 23 de setembro.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp  ➥  https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Como o Brasil é um país tropical o consumo de sorvete é muito grande, pois, além de ser gostoso e ter vários sabores, também é refrescante. Mas se engana quem acha que os brasileiros estão no ranking dos maiores consumidores desta delícia gelada.

Leia também: Confira como vai ser o clima nesta primavera no estado de SP

De acordo com um ranking mundial, o Brasil ocupa o 12º lugar entre os países que mais consomem esta sobremesa. O país mais louco por sorvete é a Nova Zelândia com índice de 12,8 quilos por pessoa ao ano, seguida da Austrália (11,6 kg) e Estados Unidos (10 kg). 

Qual é a história do sorvete?

Não se sabe ao certo a origem do sorvete, entretanto alguns estudos apontam que foram os chineses que inventaram a iguaria há aproximadamente quatro mil anos. Entre 618 e 697, o imperador chinês King Tang misturou uma base de leite e arroz com gelo e foi esta receita que se popularizou entre a nobreza da época, já que leite era um produto caro.

A receita ficou famosa quando o veneziano Marco Polo viajou à China, em 1271, e encontrou uma grande variedade de cremes congelados com sabores diversos. 

Este segredo gastronômico ficou guardado no país até o século XIII quando foi levado para a Europa. Em 1851, Jacob Fussel abriu a primeira fábrica de sorvete nos Estados Unidos. A partir dai o sorvete se tornou popular em todo o mundo. 

No Brasil, a primeira sorveteria foi aberta em 1835, quando um navio americano chegou ao Rio de Janeiro com toneladas de gelo. Dois comerciantes compraram um carregamento e começaram a vender sorvetes de frutas.

Por que o sorvete tem este nome?

Origem da palavra sorvete vem do árabe shurba, que passou ao turco sherbet, depois ao italiano sorbetto, que por último chegou ao francês sorbet que, por ironia, não leva leite. 

Leia os destaques jornalísticos do dia ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias

Do que o sorvete é feito?

Os principais ingredientes utilizados são: leite integral, creme de leite, leite condensado, açúcar, aromatizante ou fruta, emulsificante e estabilizante. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!