FIM DO PLÁSTICO NO MAR?

Nova tecnologia coleta 9 toneladas de plástico e pode ser a esperança para limpeza de oceanos

Sistema foi criado por Ocean Cleanup, organização sem fins lucrativos do ambientalista holandês Boyan Slat, de apenas 27 anos

Da redação
Publicado em 22/10/2021, às 22h36 - Atualizado às 22h43

FacebookTwitterWhatsApp
Em primeiro teste, sistema removeu nove toneladas é tornou-se esperança no combate ao plástico encontrados nos oceanos Nova tecnologia coleta 9 toneladas de plástico e pode ser a esperança para limpeza de oceanos - Divulgação/Ocean Cleanup
Em primeiro teste, sistema removeu nove toneladas é tornou-se esperança no combate ao plástico encontrados nos oceanos Nova tecnologia coleta 9 toneladas de plástico e pode ser a esperança para limpeza de oceanos - Divulgação/Ocean Cleanup

O plástico é o maior vilão dos oceanos. Estima-se que cerca de 8,8 milhões de toneladas desse material acabam no mar todos os anos, segundo relatório da revista científica Science Advances. Mas uma nova tecnologia acaba de trazer esperança para limpeza dos oceanos: trata-se de Jenny - System 002, o mais novo sistema desenvolvido pela Ocean Cleanup, uma organização sem fins lucrativos que visa remover 90% do plástico flutuante do mar até 2040.

Mas o trabalho para combater esse vilão dos oceanos começou no longínquo ano de 2013, quando o ambientalista holandês Boyan Slat resolveu criar a organização. Ele e sua equipe sabem que se trata de uma tarefa ambiciosa, porém urgente. Por isso, desde que a Ocean Cleanup começou o seu trabalho, a pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias para retirada de plástico do mar não parou.

Boyan Slat, ambientalista holandês de apenas 27 anos, é o fundador da Ocean Cleanup Nova tecnologia coleta 9 toneladas de plástico e pode ser a esperança para limpeza de oceanos (Divulgação/Wikipedia)

A Ocean Cleanup criou seu primeiro dispositivo para capturar resíduos plásticos em 2018. Infelizmente, não funcionou como o esperado. Em 2019, uma nova tecnologia foi testada e conseguiu coletar grandes quantidades de plástico. No entanto, a organização fez as contas e percebeu que precisaria de centenas desses modelos para atingir seu objetivo.

Eis que, nos últimos dois anos, tudo mudou. Nasceu, então, o sistema apelidado Jenny, ou System 002. Dotado de nova abordagem, ao invés de uma captura passiva, o novo sistema é composto por uma grande linha flutuante com dois barcos em cada uma das extremidades. A linha é puxada por estes dois barcos, formando uma espécie de funil para uma grande rede que armazena o plástico flutuante.

Novo sistema é composto por uma grande linha flutuante com dois barcos em cada uma das extremidades Nova tecnologia coleta 9 toneladas de plástico e pode ser a esperança para limpeza de oceanos (Divulgação/Ocean Cleanup)

Paralelo a isso, com auxílio de inteligência artificial, a Ocean Cleanup localiza as possíveis concentrações de plástico flutuante e vai com o sistema até o local. Enquanto os barcos vão puxando as extremidades da linha, a uma velocidade de 1,5 nós, a corrente marinha ajuda a deslocar os resíduos para a grande rede.

Na sequência, quando a rede na parte traseira da zona de retenção fica cheia, o plástico coletado é levado para um dos barcos e, então, a rede vazia volta para recolher mais resíduos dos oceanos. 

A linha que traz esperança

O sistema 'Jenny - System 002' foi testado há duas semanas na grande ilha de plástico do Oceano Pacífico, conseguindo a remoção de nove toneladas de plástico.

Em primeiro teste, sistema removeu nove toneladas é tornou-se esperança no combate ao plástico encontrados nos oceanos Nova tecnologia coleta 9 toneladas de plástico e pode ser a esperança para limpeza de oceanos (Divulgação/Ocean Cleanup)

“Santa mãe de Deus! Tudo funcionou!", escreveu o ambientalista holandês, de apenas 27 anos, em suas redes sociais. A esperança de um oceano praticamente limpo está mais viva do que nunca.

Sustentabilidade

Todo o plástico coletado pela Ocean Cleanup é reciclado e usado na fabricação de óculos de sol. De acordo com a organização, a venda dos óculos ajuda a financiar o trabalho de pesquisa, desenvolvimento de tecnologias e limpeza dos oceanos.

Além disso, a longo prazo, a organização projeta parcerias com marcas de consumo para fazer mais produtos reciclados. Confira abaixo um pouco mais sobre o novo sistema que pode salvar a vida marinha.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!