Museu do Café tem programação especial na Semana Nacional de Museus

De 15 a 20 de maio, atividades apresentarão novas perspectivas em passeios pela instituição e a comunicação em organizações culturais

Da Redação
Publicado em 03/05/2018, às 12h24 - Atualizado em 23/08/2020, às 16h46

FacebookTwitterWhatsApp
A programação conta com bate-papo e visitas mediadas - Francisco Arrais
A programação conta com bate-papo e visitas mediadas - Francisco Arrais

Desde 1977, o Dia Internacional de Museus é celebrado em 18 de maio. Em referência a essa data, o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) promove a Semana Nacional de Museus, que, nesse ano, acontecerá de 14 a 20 de maio, com a temática: Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos.

Assim, o Museu do Café, em Santos, apresentará o bate-papo Comunicação em Organizações Culturais: campanha institucional Museu do Café, no dia 15 de maio, a partir das 14 horas. Nessa atividade, as funções do setor de comunicação e exemplos de ações de sucesso já realizadas serão abordadas pela analista de comunicação institucional Karina Frey.

Completando a programação, as visitas especiais intituladas Novas Perspectivas incentivarão os participantes a direcionar o olhar para um contexto específico, em abordagens interdisciplinares. No dia 16, o passeio mediado terá como foco a arquitetura do edifício da antiga Bolsa Oficial de Café e os elementos artísticos que a compõe, como contextualização do período histórico e social de sua construção. A atividade, ministrada pela coordenadora técnica do Museu, Marcela Rezek, acontecerá às 15 horas.

As telas pintadas por Benedicto Calixto, representações e processo de restauro serão apresentados pela Profª Drª Marcia Rizzo, responsável pela restauração dessas obras, no dia 17, às 15 horas. Com a coordenadora Maria de Fátima Duarte, do curso de gastronomia da São Judas – Campus Unimonte,  a terceira visita especial contemplará a relação do café com a cozinha contemporânea e ideias de receitas, e será realizada no dia 18, às 15 horas.

Já no dia 19, o passeio, mediado por um educador, enfatizará o contexto histórico no Salão do Pregão e será transmitido ao vivo na página do Museu, no Facebook, às 15 horas. Finalizando o cronograma da Semana Nacional de Museus, o fotógrafo Gino Pasquato apresentará a instituição e o seu acervo pela perspectiva do olhar fotográfico, analítico, selecionador e estético, no dia 20, às 15 horas.

Para participar de todas as ações, gratuitas, é necessário enviar um e-mail para [email protected] com o nome completo e descrição da atividade escolhida. No dia 18 de maio, quando é celebrado o Dia Internacional de Museus, a entrada para as exposições em cartaz será gratuita.

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no centro histórico de Santos, e funciona de terça-feira a sábado, das 9h às 17 horas, e aos domingos, entre 10h e 17 horas. Os ingressos para visitação custam R$ 10; estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!