Evento com entrada gratuita reúne culinária típica, oficinas culturais, apresentações musicais e concurso de cosplay no Valongo

Os admiradores da cultura oriental já podem se preparar para uma nova imersão festiva. Devido ao sucesso de público na edição de abril, a Mostra Japão volta ao Parque Valongo, no cais do porto de Santos, litoral de São Paulo, entre os dias 4 e 7 de setembro.
O evento promete reunir culinária típica, entretenimento e tradição de forma acessível para todas as idades. De acordo com a organização, a área gastronômica será o carro-chefe da feira e oferecerá desde pratos tradicionais até receitas que ganham cada vez mais popularidade no paladar brasileiro.
A programação cultural inclui oficinas diversas e apresentações de taiko (tambores nipônicos) e shishimai (a clássica dança do leão). Para os entusiastas da cultura pop, a agenda reserva um concurso de cosplay. A novidade que promete divertir as famílias é o concurso pet, criado para integrar os animais de estimação à festividade.
A organizadora da Mostra Japão, Roseli Kanashiro, explica que o retorno ao complexo de eventos em um curto espaço de tempo reflete a ótima receptividade dos moradores e turistas.
Quando percebemos a resposta que tivemos, entendemos que era necessário voltar ao Valongo ainda este ano. A gastronomia é uma das grandes portas de entrada para a cultura japonesa, porque reúne pessoas de diferentes idades e permite uma experiência muito mais sensorial. Queremos que os visitantes venham, conheçam novos sabores e descubram outras manifestações da cultura oriental”, afirma a idealizadora do projeto.
A entrada no Parque Valongo é gratuita, mas a organização mantém o caráter solidário da feira e incentiva a doação de 1kg de alimento não perecível, que será encaminhado para instituições de caridade da região.