MUNDO DOS GAMES

Microsoft anuncia compra da Activision Blizzard por US$ 68,7 bilhões

O anúncio da compra da Activision, uma das mais bem-sucedidas empresas de games, foi realizado na terça-feira (18) pela Microsoft.

Da redação
Publicado em 19/01/2022, às 11h23 - Atualizado às 12h28

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Microsoft e Activision Blizzard: uma aquisição explosiva para o mundo dos games. microsoft e activision - (Reprodução / Internet)
Microsoft e Activision Blizzard: uma aquisição explosiva para o mundo dos games. microsoft e activision - (Reprodução / Internet)

De acordo com o WSJ, a Microsoft informou que com essa transação ela se tornaria a terceira maior empresa de games do mundo em receita, ficando atrás apenas da Tecent Holdings, detentora dos direitos da Riot Games, e da gigante japonesa Sony.

A aquisição inclui vários estúdios da Activision, sendo eles: Major League Gaming, Digital Legends, Infinity Ward, King, entre outros. Seus estúdios estão por trás de games históricos, como por exemplo, Guitar Hero, Diablo, Overwatch e o tão aclamado Call of Duty. Em nota, o presidente executivo da Microsoft afirma que os games da Activision Blizzard irão chegar no Xbox Game Pass e no PC Game Pass, serviço de assinatura mensal da marca que disponibiliza vários games para o assinante.

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Polêmicas envolvendo Microsoft e Activision

A aquisição por parte da Microsoft é muito significativa e deve gerar um grande impacto no mercado. Mas, gerou surpresa, pois ocorre em meio a alguns escândalos, como: o processo de assédio sexual movido, em julho de 2021, pelo Departamento de Emprego e Habitação da Califórnia contra a Activision, além das diferenças salariais entre homens e mulheres que atuam na mesma posição e um ambiente de trabalho que era conivente com avanços físicos e verbais sobre as funcionárias.

A situação é bem grave e o processo menciona até que uma funcionária cometeu suicídio após formas extremas de abuso dentro da empresa. "Funcionárias quase universalmente confirmaram que trabalhar para a empresa era quase como trabalhar em uma casa de fraternidade, em que invariavelmente envolvia funcionários bebendo e submetendo funcionárias a assédio sexual sem qualquer repercussão", diz o processo.

Algo parecido vem acontecendo com a Microsoft. Nesta semana ocorreu um anúncio de que o conselho de administração da empresa contratou um escritório de advocacia para revisar as políticas da empresa sobre discriminação e assédio sexual após uma série de reclamações de irregularidades na empresa que envolvem até seu fundador, Bill Gates.

Ocorrerão apurações, por exemplo, sobre uma cadeia de e-mail interna da empresa que circulou em 2019. Nas mensagens, muitos funcionários fizeram reclamações sobre a empresa não ter tomado partido em muitos casos de assédio sexual, comentários sexistas e humilhação.

Desafio para os concorrentes

A aquisição da Activision pela Microsoft pode representar uma ameaça séria para a Sony. As ações da gigante japonesa despencaram quase 13% nesta quarta-feira (19) em Tóquio, depois que ocorreu o anúncio. Essa foi uma das maiores quedas no preço das ações da empresa (SNE), de acordo com o provedor de dados Refinitiv.

A competição entre Microsoft e Sony através de seus consoles Xbox e Playstation já ocorre há décadas, muitas vezes cortejando os videogames com recursos e títulos exclusivos de cada console.

Após a aquisição diversas séries populares, como Call of Duty, World of Warcraft, e outras, poderão ser adicionadas a biblioteca da Microsoft, assim como os quase 400 milhões de jogadores ativos mensais que acompanham essas franquias.

As “guerras de consoles estão esquentando”, escreveu Amir Anvarzadeh, estrategista de mercado da Asymmetric Advisors, em uma nota de pesquisa. “A Sony terá um desafio monumental em suas mãos para se manter nesta guerra de desgaste.”.

Embora o PlayStation 5 seja considerado mais popular que o Xbox Series X, a Sony ficou para trás no lançamento de um verdadeiro concorrente do serviço de assinatura em nuvem Game Pass da Microsoft, que permite que as pessoas joguem uma seleção de jogos por uma taxa mensal.

A Microsoft disse na terça-feira que tem mais de 25 milhões de assinantes do Game Pass e “oferecerá o maior número possível de jogos da Activision Blizzard” nas versões para Xbox e PC do serviço.

Os investidores já estão apostando em qual empresa pode ser a próxima a ser arrematada. Wall Street parece pensar que a Electronic Arts, que faz a super popular franquia Madden NFL de videogames de futebol, poderia ser o alvo mais provável.

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