Para as crianças que nasceram no Interior, a emoção de conhecer o mar pela primeira vez é inesquecível. E, entre segunda-feira (16) e 20 de janeiro, 1280 alunos de 32 municípios do Estado vivenciarão essa experiência em uma programação turística cheia de aprendizado e diversão.
É o programa estadual ‘Turismo do Saber’, que já levou 840 alunos de escolas públicas do Litoral para conhecer as montanhas do Vale do Paraíba.
Agora, a Secretaria de Turismo, em parceria com o Cepam (Centro de Estudos e Pesquisa de Administração Municipal) e a pasta da Educação, levará duas vezes mais gente para conhecer a praia.
Delegações
Serão 32 delegações. Cada uma delas é formada 20 meninos e 20 meninas estudantes, com idades entre 09 e 11 anos. Esses grupos ficarão quatro dias hospedados nas escolas de 15 municípios do Litoral, conhecendo pessoas e lugares completamente novos. Algumas cidades anfitriãs vão receber duas delegações, e outras vão receber até três.
Estrutura
O programa conta com ônibus para levar crianças, alimentação, material pedagógico, camiseta de uniforme, monitores capacitados e policiais para acompanhar a viagem de cada uma das delegações. A ideia é proporcionar aos pequenos o turismo pedagógico unindo cultura, vivência social e lazer.
Em Bertioga
Bertioga, por exemplo, vai recepcionar 80 crianças vindas de Ibitinga e Queluz. Elas ficarão alojadas na Emeif José Erminio de Moraes, no Indaiá e irão fazer passeios à praia, cinema, ao Forte São João – a 1ª fortaleza do Brasil –, e à Aldeia Indígena Rio Silveiras, em Boracéia. Os alunos também contarão com atividades recreativas no Sesc-Bertioga e terão aulas de Ecocaiaque, a partir das 9h de terça (17), no Cantão do Indaiá.
Em julho de 2011, 40 crianças de Bertioga foram para Piquete, onde passaram cinco dias de férias nas montanhas.
“Além dos amigos e das recordações, eles saem dessa experiência enxergando de forma mais rica os atrativos de cada lugar” Márcio França, secretário estadual do Turismo
Confira quem visita quem neste Verão:
Fonte: SET
Comentários