Evento na Realejo Livros, no Gonzaga, ocorre neste sábado (31), com lançamento do título 'Então, viver é isso', de Cássio Zanatta
Para celebrar seus 24 anos de história, a Realejo Livros, tradicional livraria de rua de Santos, promove neste sábado (31) um evento gratuito e aberto ao público em pleno coração do Gonzaga. A partir das 16h, a programação cultural inclui o lançamento do livro Então, viver é isso, de Cássio Zanatta, com ilustrações de José Carlos Lollo, seguido por bate-papo com o autor, sessão de autógrafos e apresentações musicais de Choro de Bolso e do cantor e compositor Murilo Lima, ex-vocalista da banda de rock Capital Inicial.
A obra Então, viver é isso (Maralto Editora) reúne textos de Cássio Zanatta escritos entre 2018 e 2023, com temas cotidianos e sensíveis, como a passagem do tempo, paternidade, isolamento e o redescobrimento do mundo. As ilustrações de José Carlos Lollo dialogam com os textos e ampliam a proposta poética do livro. Além do bate-papo com os autores, o público poderá garantir seu exemplar autografado por R$59,90. O encontro ocorre a partir das 16 horas.
No mesmo horário, começa o som do tradicional duo Choro de Bolso, formado por Débora e Canduta, que levará leveza e brasilidade à calçada da livraria, como há mais de duas décadas ocorre às sextas-feiras no mesmo local. Para encerrar o evento, o cantor Murilo Lima apresenta, a partir das 17h, o show do seu álbum autoral Muro Baixo e relembra os 30 anos do emblemático disco Rua 47, gravado em sua fase no Capital Inicial. A Realejo Livros fica na avenida Marechal Deodoro, nº 2 - Gonzaga.
A comemoração do aniversário de 24 anos da Realejo Livros reafirma o papel da livraria como um polo de cultura viva de Santos. Mais do que uma livraria, o espaço é conhecido por unir afeto, literatura e arte em experiências únicas. Fundada em 2001 por José Luiz Tahan, a Realejo é hoje uma das livrarias de rua mais autênticas do Brasil, com atendimento direto e curadoria afetiva, e também também responsável pela Tarrafa Literária, maior festival literário gratuito de São Paulo.
Tahan comenta: “É uma honra comemorar 24 anos cercado de literatura, música e de tantas pessoas que nos acompanham nessa caminhada. Queremos celebrar a cultura, o livro e o encontro — elementos que sempre fizeram parte da essência da Realejo”.
Cássio Zanatta nasceu em São José do Rio Pardo, interior de São Paulo. Já foi revisor, redator e diretor de criação, sem nunca deixar de ser cronista. Publica crônicas semanais nas revistas digitais Rubem, The São Paulo Times e, quinzenalmente, no jornal A Tribuna. É autor dos livros A menor importância (2017), O espantoso nisso tudo (2019) e O máximo que eu consegui (2022), todos pela Editora Realejo. Seu lançamento mais recente, Então, viver é isso, foi publicado em 2025 pela Maralto Editora, com prefácio do americano Matthew Shirts - outro autor da Realejo Editora - e ilustrações de José Carlos Lollo.