CULTURA JAPONESA

Guarujá Matsuri estreia em frente à praia da Enseada com gastronomia e shows

Festival gratuito de cultura japonesa reúne praça de alimentação, cosplay e oficinas de sexta-feira (21) a domingo (23), em Guarujá


Redação
Publicado em 19/08/2026, às 11h31

FacebookTwitterWhatsApp

Imagem de uma artista em cima do palco com um microfone na mão e de braços abertos
Esta será a primeira edição do festival de cultura japonesa Guarujá Matsuri - Divulgação/Prefeitura de Guarujá


A cidade de Guarujá, litoral paulista, recebe a primeira edição do festival de cultura e gastronomia japonesa Guarujá Matsuri 2026, entre sexta-feira (21) e o domingo (23). Considerado um dos principais eventos voltados à tradição japonesa, o festival ocupa a praça Horácio Lafer, em frente à praia da Enseada.

A atração conta com entrada gratuita e reúne apresentações artísticas, musicais, danças tradicionais, espaços temáticos e praça de alimentação com pratos da culinária oriental.

A programação inclui apresentações do grupo Yuragi Taiko e o tradicional concurso de cosplay. O público também pode participar de oficinas culturais gratuitas de mangá; origami; oshibana (desidratação artística de flores e folhas); shuji (caligrafia japonesa); sashiko (bordado tradicional); furoshiki (técnica de embrulho) e a experiência de vestir roupas típicas no Kimono Experience.



Programação do evento

Sexta-feira (21)

  • 17h: abertura;
  • 19h30: Yuragi Taiko;
  • 20h: show musical de Serginho Tanigawa;
  • 21h: Yuragi Taiko;
  • 22h: encerramento.

Sábado (22)

  • 10h: abertura;
  • 12h30: Yuragi Taiko;
  • 13h: cerimônia oficial de abertura;
  • 13h30: show musical de Isadora Akemi;
  • 14h30: Yuragi Taiko;
  • 15h30: show musical de Akemi Okamoto e Anderson Taba;
  • 16h30: Sato Company;
  • 17h: show musical do Project Dragons;
  • 18h: desfile e concurso de cosplay;
  • 19h30: Yuragi Taiko;
  • 20h: show musical de Alexandre Hayafuji;
  • 21h: Bon Odori – Yuragi;
  • 22h: encerramento.

Domingo (23)

  • 10h: abertura;
  • 12h: Shan Shan Kasa Odori;
  • 13h30: Ryuuka Sousaku Eisa Taiko;
  • 14h: show musical de Pamela Yuri;
  • 15h30: Shan Shan Kasa Odori;
  • 16h: desfile e concurso de cosplay;
  • 17h30: Ryuuka Sousaku Eisa Taiko;
  • 18h: show musical de Paula Hirama;
  • 19h: Yuragi Taiko;
  • 19h30: Bon Odori – Yuragi;
  • 20h: encerramento.

A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em parceria com a Tasa Eventos.

Para mais conteúdos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!