turismo

Guarujá busca recursos para revitalização de patrimônios históricos

Entre os projetos está a acessibilidade da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, candidata a Patrimônio Mundial da Unesco

Da Redação
Publicado em 06/08/2019, às 11h23 - Atualizado em 23/08/2020, às 19h57

FacebookTwitterWhatsApp
Helder Lima
Helder Lima

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do turismo patrimonial, o prefeito de Guarujá, Válter Suman, e o secretário de Cultura e interino do Turismo, Marcelo Nicolau participaram, no dia 30 de julho, de uma reunião no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília.

Na pauta, a busca por parcerias técnicas, que viabilizem projetos de revitalização dos patrimônios históricos da cidade. “Guarujá vem investindo cada vez mais no seu potencial turístico, tornando a cidade atraente, tanto para os turistas quanto para os munícipes”, afirmou o prefeito.

Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNGUARUJA 2 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

O município possui nove bens tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Estado de São Paulo (Condephaat), entre eles, a Fortaleza da Barra Grande, Ermida do Guaibê e Farol do Itapema. Os três foram selecionados com prioridade para intervenções.

Entre os projetos, está a acessibilidade em um dos cartões postais de Guarujá, a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande. Localizada no bairro Santa Cruz dos Navegantes, a edificação é candidata a Patrimônio Mundial da Unesco. O pedido foi formalizado durante o Seminário Internacional de Fortificações Brasileiras - Patrimônio Mundial. A intervenção faz parte dos critérios de avaliação do patrimônio.

Compõem também a lista, o restauro e reforma do Forte Itapema (Vicente de Carvalho) e o programa de demarcação do Sítio Arqueológico da Ermida do Guaibê, localizado na Área de Preservação Ambiental Municipal (APA) Serra do Guararu. O objetivo é criar uma rota turística pelos patrimônios tombados da Ilha de Santo Amaro, com visibilidade internacional.

A comitiva também esteve no Ministério do Turismo, para tratar da infraestrutura turística da Cidade e também do descontingenciamento de verbas.

Imagem acervo site

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!