Delícia!

Festa da Tainha de Bertioga celebra a culinária caiçara

A renda do evento, organizado pela Lions Clube de Bertioga, é revertida para projetos sociais

Da Redação
Publicado em 13/07/2019, às 14h57 - Atualizado em 23/08/2020, às 19h45

FacebookTwitterWhatsApp
Diego Bachiega
Diego Bachiega

A tradicional Festa da Tainha do Lions Clube Bertioga chega a sua 42ª edição e é uma das principais festividades do calendário turístico da cidade. Até o dia 28 de julho, turistas e moradores poderão curtir o evento que ocorre aos finais de semana, sempre às sextas-feiras, sábados e domingos, na Tenda de Eventos, ao lado do Forte São João, no Centro. O festejo celebra a culinária caiçara com o apoio da prefeitura.  

A presidente do Lions Clube, Luisa Tereza Dias Marinheiro, conta que a renda será revertida para projetos sociais, como o Lions Quest. "Estou muito feliz por ver tantas pessoas aqui, porque cada tainha representa três livros que compramos para as crianças do programa chamado Lions Quest. O projeto prepara os professores para uma matéria extracurricular nas escola, onde as crianças vão aprender a lidar com as habilidades socioemocional. Um professor especializado vai trabalhar com as crianças para integrá-las, para serem mais sociáveis, para aprender a tomar suas decisões, ter as suas opiniões, etc".

Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA06 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

Luisa explica que o Lions visa, neste ano, a disseminação da educação e da saúde nos projetos. "Não adianta trabalharmos com a criança, no seu aspecto educacional, se ela não estiver bem de saúde. Começamos inclusive pela acuidade visual. Trouxemos uma van com consultório oftalmológico móvel, em parceria com a Unilaser de Santos, que enviou dois médicos para cá e fizeram todos os exames". Foram  confeccionados 49 óculos para os pequenos e que serão entregues, na próxima semana, no programa Café da Manhã da TV Costa Norte.

Além disso, com o dinheiro arrecadado, o Lions também entrega enxovais para recém-nascidos, cadeiras de roda e banho, andadores e muletas, destina recursos a entidades com projetos aprovados e fiscalizados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), entre outros. 

O secretário de Obras e Habitação de Bertioga, Luiz Carlos Rachid, esteve presente no evento e parabenizou a organização. "A Festa da Tainha cada vez se supera. Eu acompanho há anos, desde a primeira. É um ambiente é muito familiar. Desde a Tainha, tudo o que é servido é feito com muito carinho pelos leões e domares oficiais do Lions Clube, em conjunto com prefeitura. Ele salienta que a festa é uma marca da cidade. "Eu estava até conversando com alguns colegas que vieram de São Paulo, da CDHU e de outros órgãos do estado, e o assunto quando se fala do município é a Tainha. Bertioga e Tainha são quase a mesma coisa. É a festa da família Bertioguense".

Neste ano, o espaço está ampliado, como aponta a presidente. " Temos uma varanda aqui. Você comer uma deliciosa tainha olhando para o mar, não tem coisa mais gostosa". O convite, que serve bem até três pessoas, segundo os organizadores, custa R$ 94 e dá direto a uma tainha na brasa, servida espalmada, arroz, farofa e vinagrete, além de pão à vontade. A tainha é a grande atração da festa, mas os visitantes poderão saborear também porções, doces, bebidas e até deliciosas ovas do peixe.  Às sextas-feiras, o jantar é servido a partir das 19h30. Aos sábados, almoço a partir do meio-dia e jantar a partir das 19h30. Aos domingos, o almoço também começa a partir do meio-dia.

Iremar Maguini, membro do Grupo Vivência, acompanha a festa há anos e salienta que o prato continua uma delícia. "Viemos esse ano, todos os amigos do Grupo Vivência. Hoje vim com os amigos e sábado que vem venho com os meu filhos, que também comparecem todo ano. A festa existe há 42 anos e há 40 anos que marcamos presença. Tudo continua delicioso". 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!