*Foto: Divulgação
Para fiéis e simpatizantes da cultura religiosa, Bertioga e Ubatuba são opções de passeio nesta sexta-feira, 24. As festas concentram suas atividades culturais e gastronômicas nas praças de eventos das respectivas cidades.
Bertioga celebra o Dia de São João Batista – padroeiro da cidade. A programação especial, preparada pela Igreja Matriz, começa logo cedo, às 8h, com alvorada festiva, seguida de queima de fogos. Às 17 horas, haverá procissão com saída da Igreja Matriz (rua Dr. Júlio Prestes, 69/Centro) até a praça de Eventos, ao lado do Forte são João e Parque dos Tupiniquins, onde será celebrada a missa campal e a bênção e distribuição de bolo bento. Em seguida, começa o Festejo Junino de São João Batista, que reúne, na praça de Eventos, doze barracas de comidas e bebidas típicas da época, coordenadas pela Igreja Matriz.
São Pedro Pescador, em Ubatuba
Dia 29 de junho de 1923, com ajuda de pescadores ubatubenses, o padre caiçara Francisco dos Passos improvisou um altar com canoas, celebrou missa e deu início à Festa de São Pedro Pescador de Ubatuba. Desde então, a fé e a devoção ao santo padroeiro dos pescadores são as principais marcas do evento, considerado o mais tradicional da cidade, com 93 anos de história.
A programação religiosa deste ano começa com a Procissão do Mastro de São Pedro, nesta sexta-feira, 24. Ela parte da Igreja Matriz, às 18h30, e se dirige até a praça de Eventos (avenida Iperoig), na qual têm lugar a bênção do mastro e a abertura oficial do evento. A caminhada deste ano conta com a presença da retreta Maestro Pedrinho. Ao mesmo tempo, as canoas que levam a imagem de São Pedro para a capela da Vila Caiçara saem da prainha do Matarazzo, também com destino à praça de Eventos.
A programação mantém a tradição religiosa e inclui amplas opções de gastronomia, diferentes apresentações de ritmos da cultura brasileira, quilombola e caiçara. Outra atração é a Vila Caiçara, espaço dedicado a reproduzir a estética e os costumes da população local, com estrutura de pau-a-pique, imagens de santos nas paredes, remos no quintal, fogão à lenha para torrar o amendoim e esquentar a água do café, adoçado com caldo de cana. A barraca da tainha também marca presença e quem pilota as grelhas são os pescadores e colaboradores da Colônia Z 10.
No dia de São Pedro, 29 de junho, a imagem do santo será conduzida em procissão a partir da Igreja Matriz até a Barra dos Pescadores, onde o santo será colocado no barco que lidera o cortejo, para a procissão marítima com a Bênção dos Anzóis. A procissão está prevista para as 13h30, mas o horário pode sofrer alterações em função da variação de maré, das condições do tempo e do clima. Após a procissão marítima, a imagem de São Pedro será conduzida da Barra dos Pescadores até o palco da festa, no qual realiza-se a Missa Campal, às 15 h. Um show da banda católica Conversão encerra as comemorações religiosas às 18 horas.
Comentários