Exposição Marcas da Alma pode ser vista no Centro Batuíra

Costa Norte
Publicado em 23/10/2015, às 12h12 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h45

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

*Foto: JCN

A exposição arqueológica Marcas da Alma traz uma imensa coleção de objetos cerâmicos adornados com as mesmas marcas corporais que identificavam os africanos, que chegaram ao Brasil no final do século 19.

Os objetos apresentados foram produzidos a partir da restauração de fragmentos cerâmicos encontrados no Sítio Arqueológico do bairro São Francisco, fruto de um trabalho de escavações, coordenado pelo arqueólogo Wagner Bornal, no final dos anos 1980.

A mostra conta com sonorização e iluminação especiais, além de fotografias de Christiano Jr., que contam a história da presença africana no Brasil, por meio das marcas étnicas, no Rio de Janeiro de 1860. No ambiente, ainda podem ser sentidos aromas da culinária afro-brasileira, o que acrescenta mais valor à experiência do visitante.

A exposição pode ser vista no Centro Cultural Batuíra, de terça-feira a sábado, das 9h às 17 horas. Agendamento para visitas guiadas e mais informações, pelo telefone (12) 3862 2117. O endereço é rua Martins do Val, 81, no bairro São Francisco.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!