BALEIA NOS CÉUS

Espetacular: foto capta aurora boreal em formato de baleia

Intensa atividade solar no começo do mês de março promoveu um show nos céus de cidade da Suécia e até a Nasa curtiu

Esther Zancan
Publicado em 30/03/2022, às 08h43 - Atualizado às 09h39

FacebookTwitterWhatsApp
A baleia verde cintilante se formou no céu próximo à cidade sueca de Östersund Espetacular: foto capta aurora boreal em formato de baleia Aurora Boreal na Suécia forma uma figura no céu parecida com uma baleia verde cintilante - Göran Stre
A baleia verde cintilante se formou no céu próximo à cidade sueca de Östersund Espetacular: foto capta aurora boreal em formato de baleia Aurora Boreal na Suécia forma uma figura no céu parecida com uma baleia verde cintilante - Göran Stre

No início deste mês de março, o nosso Sol estava em grande atividade. Logo, as auroras boreais aqui na Terra foram mais espetaculares do que nunca e, em um desses shows da natureza, até uma espécie de baleia verde cintilante se formou no céu, próximo à cidade sueca de Östersund.

O click do momento sublime, em cima de uma floresta, chegou a ser a foto astronômica do dia no site da agência espacial americana, a Nasa, no último dia 22 de março.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Segundo a própria Nasa, a fantástica aurora boreal foi possível porque enormes erupções de gás a altas temperaturas aconteceram na coroa solar, chamadas de ejeções de massa coronal. Elas lançaram nuvens de elétrons, prótons e íons em movimentos rápidos em direção ao nosso planeta.

Parte dessa nuvem se chocou contra a magnetosfera da Terra. A magnetosfera é uma região que é formada pelas interações entre o campo magnético do planeta e os ventos solares. O resultado desse impacto foram auroras boreais mais espetaculares que o de costume, que foram avistadas nas altas latitudes do hemisfério norte.

Ainda segundo a Nasa, à medida que o Sol se aproxima de um máximo solar, que é o período em que a atividade da estrela alcança seu ponto mais alto em seu ciclo magnético de 11 anos, auroras boreais mais intensas como a da tal “baleia verde” certamente acontecerão. Sorte de quem pode presenciar de pertinho esse cenário idílico.

Leia também: Foto surreal de brasileiro fã de auroras boreais é publicada até pela Nasa

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte ➥ https://bit.ly/newslettercostanorte & leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!