Escolas de samba já se preparam para o Carnaval 2017

Costa Norte
Publicado em 09/12/2016, às 09h03 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h42

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Fotos: Divulgação

São Sebastião

Da redação

As escolas de samba de São Sebastião já estão em ritmo de Carnaval. Na última semana, em comemoração ao Dia Nacional do Samba, elas lançaram seus sambas-enredos para a grande Folia de Momo 2017. A escola campeã do ano passado, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Ki-Fogo, levará para a avenida o enredo Malandramente, tendo como compositores Tiago Correa, Marcelo Casa Nova, Daniel Osmaq, Gugu das Candongas e Ito Melodia. De acordo com a escola, a ideia é contar a história dos diversos malandros: o boa praça, o romântico, o do jogo, o da fé, até chegar aos malandros modernos, os de colarinhos brancos.

Já o Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de São Francisco terá para o Carnaval 2017 o enredo Acadêmicos no Caminho da Luz... a Paz Universal, com samba de autoria dos compositores Fernando Fortunato (Peixe) e Flavinho Bento. A Acadêmicos relata que pretende levar para a avenida uma mensagem que apresente a luz da vida, da razão, da fé, da inspiração, da esperança e a luz do amor, mostrando que, se o homem seguir essa luz, sem dúvida alcançará a plenitude da vida, e então não existirão mais guerras e nem fome, os homens se amarão como irmãos e os povos se unirão numa paz que tomará conta de todo o Universo

O enredo da Mocidade Independente da Topolândia será Casa Esperança, da Tradição aos Devaneios Contemporâneos, de Maestro Jota, tema que contará a história de um dos patrimônios históricos culturais da cidade mais apreciados pelo público. A Casa Esperança é um exuberante casarão em estilo colonial, de fachada com pedras portuguesas, construído em 1788. No Brasil colonial, abrigou princesas e nobres viajantes, entre eles a Marquesa de Santos. Tradicionalmente, o andar superior era usado como hospedagem e o térreo, como comércio tradicional de secos e molhados. A família Vasques Fernandes preserva com zelo este patrimônio, no qual, ainda no térreo, comercializa tecidos e aviamentos, e no superior, mantém o Espaço Cultural Adriana Vasques, com seu teto repleto de afrescos originais do século XIX, cenário de exposições e performances que deflagram o sagrado e o profano nas relações cotidianas.

O título do enredo da Grêmio Recreativo Escola de Samba X-9 Costa Norte é X-9 Faz uma Viagem em um Sonho Infantil, uma viagem lúdica pelo mundo dos pequeninos que tem como autores Pedrinho Sem Braço, PH do Cavaco e Fabiano Sorriso.

Depois de desfilar como bloco, e pela primeira vez na elite do Carnaval de São Sebastião, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Sol da Vila Amélia vem com o enredo O Brinquedo do Sol da Vila... É Brinquedo, com a composição de Alemão do Samba. Segundo a direção, a escola mostrará desde as antigas brincadeiras, como uma forte lembrança dos velhos tempos, nos quais a inocência tornava os amigos mais próximos, com brinquedos feitos pelos pais e avós e que marcaram época, até os dias de hoje, com a tecnologia falando mais alto.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!