MEIO AMBIENTE

Enxame de abelhas repentino assusta em São José dos Campos; entenda a importância deste fenômeno

Este tipo de fenômeno é comum e de extrema importância para a fauna e flora do país.

Da redação
Publicado em 24/05/2021, às 10h29 - Atualizado às 10h50

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

Um vídeo gravado na rua Andorra, em São José dos Campos, impressionou internautas. No registro, é possível ver um enxame de abelhas viajantes concentrado em uma boca de lobo. Moradores locais se encontraram assustados com a situação no domingo (23).

Veja o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=W-0IoEIE16o

De fato, um enxame de abelhas pode ser uma situação no mínimo preocupante e inusitada, mas este tipo de fenômeno é comum e de extrema importância para a fauna e flora do país.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp http://bit.ly/cnlitoralconectado4E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

As abelhas são responsáveis por 80% da polinização de centenas de espécies de plantas utilizadas na alimentação, um verdadeiro reabastecedor de comida natural do mundo. Sem abelhas os humanos se encontraram em uma situação de extrema escassez.

Além da polinização, o estudo do mel fornece informações valiosas sobre o nível de poluição do ambiente em que a colmeia de se encontra, através do nível de metais pesados, como flúor, chumbo, zinco, naftaleno e compostos radioativos, como o césio, trítio e plutônio.

O exame de abelhas viajante não costuma se estabelecer por onde passa. Ele fica cerca de um a três dias no local, enquanto se organiza para ir até um ambiente ideal para a criação de uma colmeia e não apresentam riscos se não forem ameaçados.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!