Evento, que reproduz a chegada de Martim Afonso à Vila de São Vicente, em 1532, ocorrerá de 19 a 22 de janeiro, na orla da praia do Gonzaguinha
A Encenação da Fundação da Vila de São Vicente chega a sua 42ª edição, entre os dias 19 e 22 de janeiro. O espetáculo, com uma hora de duração, será apresentado na orla da praia do Gonzaguinha (praça Tom Jobim), com novo formato; ele reunirá elementos que mantêm viva a história e as origens da primeira cidade do Brasil e reproduz, por meio de diversos elementos e diferentes narrativas, a chegada de Martim Afonso à Vila de São Vicente, em 1532.
Intitulado Encenação 2025 - Você é a História de São Vicente, o espetáculo promete atrair o espectador para ‘dentro dos bastidores’; a novidade desta edição será uma área imersiva na qual o público terá acesso ao figurino, contato com artistas e demais acervos relacionados à origem de São Vicente. Além disso, haverá lanchonete para o público e área coberta para todos os espectadores.
A administração municipal ressalta que, a exemplo da edição 2024, a estrutura contará com o aparato necessário para pessoas com deficiência. Além da peça teatral, haverá apresentação da escola de samba Sangue Jovem que, no Carnaval santista, homenageará a cidade de São Vicente com o samba-enredo Gohayó - à Cellula Mater - A Raiz de uma Nação. De forma especial, os espectadores poderão, ao final do espetáculo, descer das arquibancadas para interagir com os protagonistas.
O diretor da 42ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, José Luiz Morais - conhecido como Luigi -, detalhou a proposta dessa edição. "Queremos modernizar a encenação, transformando-a em uma experiência imersiva e completa, na qual o público não apenas assiste, mas vive a história de forma interativa, criando memórias únicas e aprofundando sua conexão com a narrativa histórica da cidade de São Vicente".
Sem custos para o município, a 42ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente é uma realização da prefeitura de São Vicente e do Instituto Adesaf, e conta com apoio da Secretaria de Turismo, do estado de São Paulo, e da Associação Paulista Amigos da Arte (APAA) e patrocínio da Sabesp.
O prefeito Kayo Amado comentou: "Estou muito feliz e empolgado com esse novo formato da encenação, como nunca vista antes. Todo mundo em área coberta, evento muito mais interativo e muito animado. Tenho certeza que todo mundo vai gostar".
Os pontos para aquisição dos ingressos serão divulgados em breve pela prefeitura de São Vicente.