Dia do Senhor Bom Jesus da Ilha dos Porcos será celebrado no Parque Estadual da Ilha Anchieta

Costa Norte
Publicado em 24/08/2012, às 11h01 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h47

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

O PEIA (Parque Estadual da Ilha Anchieta), em parceria com a Comissão Pró-Resgate Histórico da Ilha Anchieta realizam, neste sábado (25), a celebração do Dia do Senhor Bom Jesus da Ilha dos Porcos. O evento terá início às 7h30, com um encontro na Igreja Nossa Senhora das Dores, no bairro Itaguá, de onde um cortejo de veículos, levando a imagem do santo, seguirá rumo ao Saco da Ribeira, para dar início à Procissão Marítima, em direção à Ilha Anchieta, às 9h.

Pequena taxa O evento é aberto ao público e gratuito.Apenas uma taxa de R$ 10 será cobrada, pelo transporte de escuna até o PEIA. Menores de 12 anos não pagam.

Recomendações Aos interessados em participar, recomenda-se que levem lanche, água, protetor solar, repelente e uma blusa, já que na volta do barco ao continente, às 16h, a temperatura pode estar mais baixa.

Programação Após a chegada à Ilha Anchieta, por volta das 10h, será realizada uma Missa Campal, ao lado da Capela do Senhor Bom Jesus da Ilha Anchieta, com cânticos de louvor e bênção. O evento prossegue até às 16h, com tempo livre para a visitação, banhos de mar, passeios e brincadeiras dentro do Parque Estadual da Ilha.

Serviço: O Píer Saco da Ribeira fica na av. Plínio França, 85, Praia do Saco da Ribeira, no km 63 da BR-101. A escuna disponível para o transporte dos participantes é a Mikonos, às 9h para ir e às 16h para voltar. Aos interessados em ir de forma independente, há outras escunas e embarcações, com horários e preços diversos. Mais informações: (12) 3832-1397.

Saiba mais Esta é uma comemoração histórica que era feita na metade do século XIX, em 1850, quando a Ilha Anchieta era chamada de Ilha dos Porcos. Naquela época, a ilha era um povoado da comarca de Ubatuba bastante habitada, que contava com casas, plantações, pequenos negócios, uma escola, uma capela e um cemitério. Já naquela época, no dia 06 de agosto, a Festa do Padroeiro Senhor Bom Jesus da Ilha dos Porcos era feita na mesma capelinha que existe hoje.

Com 828 hectares de extensão, oito praias, natureza exuberante e uma grande biodiversidade, a Ilha Anchieta é a 2ª maior ilha do Estado e um dos principais atrativos turísticos de Ubatuba. Além da famosa rebelião do presídio, o local também foi cenário de acontecimentos que fazem parte da história do Brasil.

Protegida Atualmente, a ilha é protegida e administrada pela Fundação Florestal, por meio do PEIA (Parque Estadual da Ilha Anchieta), que proporciona aos visitantes, um passeio cheio de encantos, mesclando o mar, a Mata Atlântica, a cultura e a história. Praias belíssimas, trilhas ecológicas em meio à Mata Atlântica, passeios pelas ruínas do antigo presídio e um dos melhores pontos para mergulho do Brasil são alguns dos atrativos oferecidos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!