CURIOSIDADES E AFINS

Dia do professor: saiba tudo sobre a data

Data celebra a importância dos profissionais da educação que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento

Da redação
15/10/2021 às 10:56.
Atualizado em 15/10/2021 às 11:38
É direito das escolas não ofertarem aula neste dia (Divulgação/Prefeitura de Praia Grande)

É direito das escolas não ofertarem aula neste dia (Divulgação/Prefeitura de Praia Grande)

O Dia do Professor é comemorado no Brasil em 15 de outubro. A data celebra a importância dos profissionais da educação que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento, ao desenvolvimento da educação no país e auxiliam na formação de crianças e adultos.

A data comemorativa não é feriado nacional nem ponto facultativo, mas sim um feriado escolar conforme o Decreto Federal nº 52.682 de 14 de outubro de 1963. Portanto, é direito das escolas não ofertarem aula neste dia.

Origem do dia do professor no Brasil

No Brasil, a criação desse dia está associada com a Lei de 15 de outubro de 1827, assinado por D. Pedro I. Nesse documento, ficou estabelecido que em todas as cidades do país seriam construídas escolas primárias de ensino elementar. Na época, elas eram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”.

Contudo, a comemoração começou somente 120 anos depois. Foi, portanto, em 1947 que se formou a “Comissão Pró-oficialização do Dia do Professor” transformando o projeto na Lei Estadual nº 174.

A primeira comemoração ocorreu na cidade de São Paulo. Ela foi feita pelo educador Salomão Becker que ficou conhecido por suas célebres frases: “Professor é profissão, educador é vocação” e “Em Educação, não avançar já é retroceder.”

Quem foi o primeiro professor do Brasil?

Em 1553, chegou no Brasil o padre José de Anchieta, com 20 anos, o primeiro professor do país. José de Anchieta dava aulas para índios na época da Colônia.

Muito jovem começou a lecionar aos índios, mamelucos (que são os filhos de brancos com índios) e brancos, numa cabana de barro, coberta de palha, o primeiro mestre-escola do Brasil tinha uma classe de leitura.

Era encarregado de ensinar aos índios sobre o cristianismo. No entanto, ele também aprendeu o guarani, língua falada na época, para melhorar compreender sua maneira de viver. José de Anchieta escreveu a primeira gramática dessa língua.

Quem foi o primeiro professor do mundo?

Professor é uma das profissões mais antigas que existe. Há 25 séculos, o filósofo grego Sócrates foi professor de Platão. Sócrates ensinava em locais públicos, como praças e ginásios. Ele conversava com as pessoas, fazendo perguntas e provocando seus discípulos, e os obrigando a pensar.

Qual a origem da profissão de professor?

A função de ensinar é muito anterior ao processo de criação das primeiras instituições de educação da história. Antes que a escrita fosse desenvolvida, a oralidade, em conjunto com outros processos comunicacionais, teve a importante função de repassar aquilo que era considerado importante.

Instigado pela simples imitação ou pelo relato oral, o homem conseguiu produzir e difundir as mais variadas maneiras de se relacionar com o mundo.

A necessidade de se colocar pessoas específicas para o ensinamento de certas habilidades já aconteceu no Antigo Egito, quando a função de escrita era preservada pela constituição de escolas reais que preparavam o indivíduo para dominar essa técnica. No Ocidente, as instituições de ensino variavam bastante de acordo com os valores que predominavam na cultura.

No Brasil, o domínio das instituições de ensino foi criado depois que o Marquês de Pombal expulsou os jesuítas da colônia. Após essa medida, a própria Coroa decidia quem poderia exercer funções pedagógicas.

A profissionalização do educador brasileiro começou a ser criada em 1835, quando a primeira escola de educadores foi criada em Niterói, no Rio de Janeiro.

Como fazer uma homenagem ao Dia do Professor?

Uma maneira fácil de homenagear seu professor é com uma cartinha de parabenização, usando algumas frases prontas ou ainda melhor, você aluno pode escrever algo de coração agradecendo e desejando um 'Feliz Dia dos Professores".

Algumas frases que podem te ajudar nessa carta:

- "É uma sorte ter um professor incrível como você e espero que este Dia dos Professores te traga muitos motivos para sorrir."

- "O gosto pela aprendizagem é a inspiração que o mundo precisa!" 

- "Ser professor não é só um trabalho, mas um dom. Feliz Dia dos Professores!"

- "Enquanto existirem professores como você, haverá esperança para o mundo. Feliz Dia dos Professores!"

Qual o próximo feriado 2021?

O ano de 2021 foi um dos mais atípicos da história. Com a pandemia, além do confinamento, muitos feriados foram antecipados, o que bagunçou o planejamento de muita gente. Agora, com a normalidade ensaiando um retorno, você também quer saber quais serão os próximos feriados prolongados para se programar, seja para fazer aquela viagem para o litoral de São Paulo, seja para descansar.

Então, sem mais delongas, vamos aos demais feriadões nacionais que ocorrem em 2021. Nosso critério de feriadão são aqueles instituídos nacionalmente e que, em 2021, caem entre quinta e terça-feira.

2/11/21 (terça-feira) - Finados

15/11/21 (segunda-feira) - Proclamação da República

25/12/21 (sábado) - Natal

O Sistema Costa Norte de Comunicação atua no litoral paulista há mais de vinte anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@costanorte.com.br

Comercial e parcerias:

contato@costanorte.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Sistema Costa Norte de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por