ABRACE UM ARGENTINO HOJE

Dia da Amizade Argentino-Brasileira: entenda a rivalidade e seus motivos

Quando se trata de Brasil e Argentina, é impossível não se lembrar da famosa rivalidade no mundo do futebol, mas você sabe por que ela existe?

Da redação
Publicado em 29/11/2022, às 11h13 - Atualizado às 11h34

FacebookTwitterWhatsApp
Quando se trata de Brasil e Argentina, é impossível não se lembrar da famosa rivalidade no mundo do futebol, mas você sabe por que ela existe? - Reprodução web
Quando se trata de Brasil e Argentina, é impossível não se lembrar da famosa rivalidade no mundo do futebol, mas você sabe por que ela existe? - Reprodução web

No dia 30 de novembro é celebrado o Dia da Amizade Brasil-Argentina. Esta data foi criada em 2018, com a finalidade de dar mais visibilidade e importância às relações entre os dois países vizinhos. Mas quando se trata de Brasil e Argentina, é impossível não se lembrar da famosa rivalidade no mundo do futebol, mas você sabe por que ela existe?

Qual é o motivo da rivalidade entre Brasil e Argentina?

A história que explica a rivalidade tem traços históricos e acontece desde antes de os países existirem, devido ao Tratado de Tordesilhas, criado entre os colonizadores espanhóis e portugueses e se acirrou com a Guerra da Cisplatina.

O cientista político e escritor argentino Vicente Palermo defende a ideia que: "No geral, a percepção dos brasileiros é que os argentinos são soberbos, politizados e aguerridos. Os argentinos, por sua vez, acham que os brasileiros são sinônimos de mulatas bonitas, natureza e futebol - sim, porque apesar da rivalidade em campo, aqui admiram muito o futebol brasileiro".

Quando se trata de títulos, os argentinos saem na frente apenas na Copa América, acumulando 15 títulos, contra 9 da seleção brasileira. Em contrapartida, o Brasil venceu cinco vezes a Copa do Mundo (em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) e quatro vezes a Copa das Confederações (1997, 2005, 2009 e 2013), enquanto a Argentina venceu a Copa do Mundo duas vezes (1978 e 1986) e a Copa das Confederações uma única vez (1992). 

Mas a verdade é que, mesmo com tantas divergências entre os times, as nações se aproximam cada vez mais, tornando o conflito dentro do campo uma 'brincadeira cultural' entre os países. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!