RADICAL

Descida de bicicleta pela Estrada Velha de Santos acontece em 17 de julho

Participantes do “Pedal Descida Estrada Velha” vão descer os 8 km de uma das estradas históricas mais belas do país. Conheça um pouco da história da via

Esther Zancan
Publicado em 04/07/2022, às 14h53 - Atualizado às 16h08

FacebookTwitterWhatsApp
A Estrada Velha de Santos é aberta a passeios turísticos desde 2004 Descida de bicicleta pela Estrada Velha de Santos acontece em 17 de julho Ciclistas descem a Estrada Velha de Santos em Dia Nublado - Turismo Santos
A Estrada Velha de Santos é aberta a passeios turísticos desde 2004 Descida de bicicleta pela Estrada Velha de Santos acontece em 17 de julho Ciclistas descem a Estrada Velha de Santos em Dia Nublado - Turismo Santos

Os apaixonados por ciclismo e fãs de paisagens de tirar o fôlego já têm programa para o próximo dia 17 de julho, um domingo. É o evento “Pedal Descida Estrada Velha”, que vai ser realizado na Estrada Velha de Santos.

O passeio ciclístico é organizado pelos grupos OiêBiker's e Lesmas Lerdas Bike Club, em parceria com o Parque Caminhos do Mar.

𝗙𝗶𝗾𝘂𝗲 𝗯𝗲𝗺 𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗱𝗼, 𝗳𝗮𝗰̧𝗮 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗲 𝗱𝗼 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗼 𝗴𝗿𝘂𝗽𝗼 𝗻𝗼 𝗪𝗵𝗮𝘁𝘀𝗔𝗽𝗽 ➥ https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

O evento vai oferecer toda a estrutura necessária para que os ciclistas possam descer a Serra do Mar pelos oito quilômetros da Estrada Velha de Santos, considerada uma das mais bonitas estradas históricas do Brasil. 

Segundo a Caminhos do Mar, responsável pela administração do local, os participantes contarão com carro de apoio, escolta, ambulância, apoio mecânico, guias com rádio comunicador, kit hidratação, camisa de ciclismo do evento e seguro contra acidentes pessoais, tudo isso para assegurar todo o conforto e segurança aos participantes. 

A Estrada Velha de Santos é aberta a passeios turísticos desde 2004 Descida de bicicleta pela Estrada Velha de Santos acontece em 17 de julho Ciclistas descem a Estrada Velha de Santos em Dia Nublado (Turismo Santos)

A concentração para o passeio acontece a partir das 6 horas da manhã do dia 17 de julho, no Centro de Visitantes do Parque Caminhos do Mar, na portaria de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. 

O passeio segue até as proximidades do Canal 1, em Santos. A idade mínima para participar do evento é 16 anos. Para se inscrever e obter mais informações sobre valores, acesse o link

Estrada Velha de Santos

Antes da inauguração da Via Anchieta, em 1947,  a Estrada Velha de Santos, também conhecida como “Caminhos do Mar”, com suas curvas acentuadas, era quase a única opção de ligação entre a Baixada Santista e o planalto paulista, lembrando aí que existia a ligação via linha férrea também.

A Estrada Velha de Santos surgiu ainda no tempo colonial e foi fechada em 1985.  A via teve papel de extrema importância tanto no desenvolvimento da cidade de São Paulo, quanto de todo o estado e também do Brasil.

Tudo começou em 1560, quando os jesuítas abriram uma trilha pela Serra do Mar, como alternativa aos caminhos que os índios percorriam por ali. 

Mais tarde, já em 1792, um novo caminho foi aberto e batizado de Calçada do Lorena. A via era pavimentada com lajes e foi construída para escoar a produção de forma mais dinâmica. Foi nessa estrada que D. Pedro I seguiu até São Paulo para proclamar a independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822.

Já no século XX, a via era conhecida como Caminhos do Mar. Foi em 1908 que automóveis trafegaram por ali pela primeira vez. 

Foi só na década de 20 que ela foi pavimentada com concreto, o que a tornou a primeira rodovia da América Latina. Quando a Via Anchieta foi inaugurada, a rota passou a ser uma via secundária e ganhou o nome de Estrada Velha.

Caminhos do Mar, na década de 1930 Descida de bicicleta pela Estrada Velha de Santos acontece em 17 de julho Foto dos Caminhos do Mar, na década de 1930 (Historiador Waldir Rueda/Blog Novo Milênio)

Em 1969, a Estrada Velha de Santos foi tema de música. Suas curvas sinuosas inspiraram o cantor Roberto Carlos para a canção “As curvas da Estrada de Santos”.

Desde 2004, a Estrada Velha de Santos foi aberta para passeios turísticos.

*Com informações de Acervo Estadão

Leia também:Santos tem agenda repleta de eventos para este mês de julho

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!