Curta metragem de estudantes ultrapassa um milhão de visualizações

Costa Norte
Publicado em 31/07/2015, às 07h19 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h40

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

O projeto Querô na Escola, realizado pelo Instituto Querô em escolas públicas do município, tem utilizado o cinema como uma ferramenta de aprendizado. Um dos resultados da iniciativa, junto a alunos dos oitavos anos, é a marca alcançada por um curta metragem produzido pelos estudantes, que obteve mais de um milhão de visualizações no site Youtube.

Produzido por alunos da UME Padre José de Anchieta, no Jardim Costa e Silva, o romance Primeiro Beijo, o vídeo que despertou a atenção dos internautas, aborda com bom humor a espera de uma garota pelo seu primeiro beijo. O curta, filmado em 2013, foi eleito naquele ano o Melhor Filme em meio a outros 17 produzidos em dez escolas públicas participantes em Cubatão.

A protagonista da história foi interpretada pela aluna Lívia Reis, com 13 anos na época. "Eu representei a sensação de várias meninas, inclusive a minha, que também estava na ansiedade pelo meu primeiro beijo. Adorei aprender mais sobre cinema e, até hoje, sou conhecida como a menina da laranja", brinca a estudante,  referindo-se a uma das cenas do curtinha em que ela treina um beijo na laranja.

As minioficinas de audiovisual são ministradas por jovens capacitados nas Oficinas Querô. A produtora Antoniela Couto Lorenço explica: "Além de os jovens multiplicarem o que aprendem no Querô, visitamos as escolas da região com o objetivo de produzir filmes que abordem questões sociais e do universo juvenil, para que possam ser usados pelos alunos e pela escola em sala de aula". Além das visualizações, mais de três mil pessoas deixaram seus comentários no vídeo, que pode ser acessado pelo endereço https://youtube.com/watch?v=HQtDI-_CdbA . Todos os curta metragens produzidos no Querô na Escola são postados no canal da iniciativa.

Em cinco anos de realização, 147 curta metragens foram produzidas no Querô na Escola, beneficiando mais de 1.800 alunos de Santos e 1.600 estudantes de Cubatão. Nas minioficinas, os jovens passam por aulas de sensibilização, roteiro, e filmagem, aprendendo sobre formatos e gêneros, movimentos de câmera e assistem a seus filmes em sessão especial no Cine Roxy, com premiação para os três melhores. Esse ano, haverá também votação popular, marcada para começar em setembro, no site do Instituto Querô:  www.institutoquero.org .

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!