CURIOSIDADE

Conheça os 5 tipos de tubarão do litoral paulista

Tubarões que frequentam a região são dóceis e não costumam atacar humanos

Da Redação
Publicado em 21/06/2019, às 13h42 - Atualizado em 23/08/2020, às 19h36

FacebookTwitterWhatsApp
Tubarão-martelo - Reprodução/Internet
Tubarão-martelo - Reprodução/Internet

Recentemente, um   foi pego por uma rede de pesca no Rio de Janeiro e trouxe questionamentos quanto à segurança dos banhistas das praias brasileiras. No litoral paulista, as chances de  ataque  são quase zero, os tubarões que habitam a região são normalmente dóceis. Conheça os cinco mais comuns:

Tubarão-mangona

O tubarão-mangona, Carcharias taurus, é um tubarão de hábito noturno, tem um comportamento e natação calmo e lento, apesar da sua aparência bem agressiva por conta dos seus dentes pontudos expostos para fora da boca. O Mangona vive aproximadamente 25 anos e se alimenta de peixes, tubarões menores, raias, lulas, caranguejos e lagostas.

Imagem acervo site

Tubarão-frango

O tubarão-frango, Rhizoprionodon porosus, é comum e inofensivo. Tem o corpo alongado, focinho muito longo. A coloração é marrom-acinzentada, com reflexos dourados na região superior e branco inferiormente. Ele atinge até um metro de comprimento e a sua carne é relativamente comum no mercado comercial. Formam cardumes pouco numerosos e se alimentam de camarões, moluscos e peixes pequenos.

Imagem acervo site

Tubarão-cabeça-chata

O tubarão-cabeça-chata, da ordem dos Carcharhiniformes, que pode viver tanto em água salgada como doce. Atinge de 2,1 a 3,5 metros de comprimento. Seus dentes se parecem com pregos e ajudam a segurar a presa, por isso causam grandes estragos em pessoas quando atacadas pelo tubarão, que tem o hábito de chacoalhar a cabeça (como outras espécies) o que aumenta o ferimento. Alimenta-se de peixes, incluindo outros tubarões (até da mesma espécie), arraias e pássaros. São muito territorialistas e cerca de 14 anos.

Imagem acervo site

Tubarão-viola

O tubarão-viola, Rhinobatos percellens, é conhecido também por guitarra e raia-viola (seu formato lembra esses instrumentos musicais). É um animal manso e normalmente deixa-se tocar por mergulhadores, especialmente à noite, período em que está mais ativo. Sua cor varia do bege ao marrom, com pintas brancas, e se alimenta de crustáceos e moluscos bentônicos.

Imagem acervo site

Tubarão-martelo

O tubarão-martelo, Sphyrna spp, é um gênero de tubarão, característico pelas projeções existentes em ambos os lados da cabeça, onde se localizam os olhos e as narinas. É um predador agressivo que consome peixes, cefalópodes, raias e outros tubarões. São animais gregários que se deslocam em cardumes que podem atingir 100 exemplares.

Imagem acervo site

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!