VOCÊ SABE ELABORAR UM CURRICULO?

Como montar um currículo eficiente em diversas plataformas

30% dos recrutadores demoram em média de 6 a 10 segundos para descartar um currículo

Da redação
Publicado em 07/06/2022, às 10h47 - Atualizado às 11h06

FacebookTwitterWhatsApp
Os interessados nas vagas podem comparecer ao PAT para retirar a carta de encaminhamento, seguindo a data relativa a vaga interessada ou enquanto estiver disponível. Vale ressaltar que, não há a necessidade de acrescentar número de documentos no currículo. - Imagem de aymane jdidi por Pixabay
Os interessados nas vagas podem comparecer ao PAT para retirar a carta de encaminhamento, seguindo a data relativa a vaga interessada ou enquanto estiver disponível. Vale ressaltar que, não há a necessidade de acrescentar número de documentos no currículo. - Imagem de aymane jdidi por Pixabay

Segundo um estudo realizado pela Catho, uma empresa de recrutamento online, 30% dos recrutadores demoram em média, de 6 a 10 segundos para descartar um currículo. Ou seja, informações relevantes devem ser destacadas ao máximo, para uma maior eficiência.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp  ➥  https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

O docente do curso de Administração da Faculdade Anhanguera, professor Waldmir Assis Freitas Ferreira, explica que é primordial ter as informações nobres do documento em destaque e bem colocadas, pois dessa forma o candidato terá mais chances de ser selecionado para uma entrevista.

Vale ressaltar que não há a necessidade de acrescentar número de documentos no currículo.

Confira as informações que são mais valorizadas na análise do recrutador:

- Experiência profissional que mais tem a ver com a vaga pretendida;

- Formação e/ou cursos complementares;

- Cargo e/ou área pretendida;

- Objetivo profissional;

- Conhecimento em outros idiomas.

Uso do celular para elaborar o currículo

O uso do computador para redigir um bom currículo vem perdendo espaço na vida do brasileiro. De acordo com levantamento recente do Google, a pesquisa com a frase “Como fazer currículo pelo celular” cresceu em 270% nos últimos cinco anos no Brasil. O crescimento se justifica pelo uso cada vez maior de smartfones e pelo aumento do acesso à internet, que gera alta nas buscas online por vagas de emprego.

“Alguns aplicativos auxiliam na produção de documentos, são facilmente editáveis e abrem o leque de possibilidades para candidatos”, afirma o Professor Waldmir.

As ferramentas digitais permitem a atualização das experiências profissionais e, em seguida, basta exportar o arquivo e utilizar o documento quando necessário. “O modelo adaptado para plataformas móveis deve ter uma estética limpa, para que o foco esteja completamente nas qualificações e experiências do indivíduo. Elementos gráficos, imagens e anexos são mais convenientes para um portifólio, por exemplo”, orienta.

Uso de redes para encontrar recrutadores

O professor explica que ter um perfil em rede profissional e sites de vagas é uma forma de ser encontrado pelos recrutadores, além de manter os contatos atualizados na rede. “Os funcionários de Recursos Humanos são especialistas em utilizar palavras-chaves para encontrar possíveis candidatos para vagas em empresas. Por isso, é importante ser objetivo com as informações desses portais”, aconselha.

Leia os destaques jornalísticos do dia  ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias

Para aqueles que não possuem experiência, o professor orienta que o candidato deve destacar e mostrar que é a escolha certa. Para isso, a orientação é fazer o exercício de pensar nas atividades que já desenvolveu em ambientes fora da escola, tarefas complementares, cursos online ou presenciais, e trabalhos voluntários são boas dicas para informar ao time de seleção da empresa.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!