Começa o 3º Festival da Mata Atlântica

Costa Norte
Publicado em 26/05/2012, às 05h27 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h41

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Considerado o maior evento em celebração à Mata Atlântica, teve início nesta sexta-feira (25), com ampla programação, que segue até o dia 09 de junho, o ‘3º Festival da Mata Atlântica: Florestas, Rios e Mar’. O evento acontece anualmente em Ubatuba, uma das últimas reservas de Mata Atlântica original do mundo. O evento também será o 1º do Brasil a receber o selo internacional de sustentabilidade ambiental oferecido pela renomada Green Company Dubai. Para receber este certificado, o gestor e curador ambiental do evento, Antonio Carlos Matarazzo explica que é necessário que sejam cumpridas diversas regras para minimizar o impacto ambiental das atividades. Entre estas regras está a redução de resíduos destinados aos aterros sanitários, utilização de papéis reciclados ou certificados, uso de produtos de limpeza de baixo impacto ambiental, controle de emissão de poluentes, plantio de árvores referente ás emissões, coleta seletiva, entre outras.

Conscientização O principal objetivo do festival é sensibilizar a comunidade, envolvendo-a na conscientização da importância do meio ambiente. O evento ainda acontece em comemoração a algumas datas especiais: o Dia Nacional da Mata Atlântica (27/05), o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) e o Dia Mundial dos Oceanos (08/06). A realização do Festival da Mata Atlântica, que já virou parte do calendário oficial de eventos da cidade conta com a participação de escolas, entidades ambientalistas, Parques Estaduais, Secretarias Municipais, entre outros parceiros, oferecendo uma ampla programação com cursos, palestras, caminhadas, oficinas, apresentações musicais, trilhas e muitas outras atrações.

Confira a programação do fim de semana: Sábado (26): Show de Abertura do III Festival: Xangai Apresentação do Grupo Concertada Local: Espaço Cultural do Projeto Tamar Horário: 20h Parceiros: Prefeitura Municipal e Projeto Tamar Público Alvo: Público em geral

Instituição: Projeto Tamar Atividade: Lançamento com a presença do cartunista - Exposição de tirinhas "A bicharada se esparrama" do cartunista do "Niquel Náusea" Fernando Gonsales Local: Espaço de Exposição do Projeto Tamar Horário: 17h Público Alvo: Público em geral. Visitante do Tamar. Moradores de Ubatuba cadastrados não pagam. Caso contrário, devem levar carteira de identidade, título de eleitor ou holerite de trabalho para efetuar o cadastro.

Instituição: Projeto Tamar Teatro de Fantoche "FlorestAMar" Local: Espaço Cultural do Projeto Tamar Horário: 18h Parceiros: Grupo Pro-Fauna Público Alvo: Público em geral. Visitante do Tamar. Moradores de Ubatuba cadastrados não pagam. Caso contrário, devem levar carteira de identidade, título de eleitor ou holerite de trabalho para efetuar o cadastro.

Domingo (27): Instituição: Projeto Tamar Atividade: Oficina "Pé de quê? Mata Atlântica" Local: Espaço Infantil do Projeto Tamar Horário: 15h Parceiros: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e IPEMA Público Alvo: Público em geral. Visitante do Tamar. Moradores de Ubatuba cadastrados não pagam. Caso contrário, devem levar carteira de identidade, título de eleitor ou holerite de trabalho para efetuar o cadastro.

Instituição: PESM - Núcleo Picinguaba Atividade: Observação de Aves. Local: Centro Cambucá Horário: 8h Parceiros: Secretaria Municipal de Meio Ambiente Público Alvo: Público em geral acima de 8 anos. Fonte: PMU

Evento é o 1º do Brasil a receber selo internacional de sustentabilidade ambiental

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!