CULTURA

Circuito Sesc de Artes chega à Baixada Santista no dia 3 de maio

Sete das nove cidades da região receberão atividades e atrações promovidas pela iniciativa, gratuita, que apresenta diversas linguagens artísticas


Redação
Publicado em 23/04/2025, às 08h55

FacebookTwitterWhatsApp

Duas programações serão divididas entre as cidades da região - Reprodução/Sesc SP
Duas programações serão divididas entre as cidades da região - Reprodução/Sesc SP


A Baixada Santista começa a receber, neste fim de semana, a programação do Circuito Sesc de Artes, com atividades e apresentações gratuitas desenvolvidas aos sábados e domingos em diferentes linguagens artísticas e culturais, como artes visuais e tecnologias, cinema, circo, dança, literatura, música, teatro, turismo e valorização social.

A proposta é estender o alcance da ação do Sesc para os municípios que ainda não possuem unidade física da instituição, por isso, a ação será desenvolvida em praças e espaços públicos. Na região, duas programações serão divididas entre as sete das nove cidades da Baixada Santista que receberão a iniciativa.

Para Luiz Deoclecio Massaro Galina, diretor regional do Sesc São Paulo, “a ampliação do Circuito reafirma o compromisso do Sesc com a descentralização cultural, valorizando a produção de diferentes territórios e expandindo o acesso por meio da ocupação dos espaços públicos com múltiplas linguagens artísticas. Ao promover encontros em praças e ruas, a iniciativa convida à convivência e busca fortalecer a relação entre as pessoas e seus territórios”.



Guarujá, São Vicente, Mongaguá e Peruíbe

Na região, o Circuito Sesc de Artes iniciará em Guarujá, no sábado (3), com atrações na praça Horário Lafer, s/n, na praia da Enseada, das 16h às 20 horas. Os participantes poderão aprender a: criar pôsteres com representações gráficas que expressam conceitos, ideias e filosofias dos povos Akan, um grupo originário da África Ocidental, na oficina Estamparia com Adinkras, da Cia. Amoras; e viver a experiência do universo onírico por meio da tecnologia, pela Mostra de Realidade Virtual - Sonhos, integrante da Mostra Internacional de Cinema.

Já entre bolhas de sabão gigantes e música, a Cia. Laguz Circo convidará o público para uma atmosfera mágica que busca acessar a criança interior de cada pessoa e voltar a se encantar com as coisas simples da vida; por fim, o coletivo de Santos Casulo Viajante levará em uma bicicleta a Biblioteca Viajante - Abya Yala! com autores e autoras de diversos países, com livros em formatos e tamanhos variados.

A mesma programação será recebida em São Vicente, no domingo (4), das 15h às 19 horas, no Parque Cultural Vila de São Vicente, instalado na praça João Pessoa, centro; em Mongaguá no dia 17 de maio, das 16h às 20 horas, na praça Frederico Platzeck, s/n,  centro; e em Peruíbe no dia 18 de maio, das 15h às 19 horas, no parque Turístico de Peruíbe, na avenida Governador Mario Covas Júnior, 204,  centro.



Itanhaém, Praia Grande e Cubatão

O Circuito Sesc de Artes 2025 prossegue com programação diferente na região, a começar por Itanhaém, no dia 24 de maio, das 16h às 20 horas, na praça Narciso de Andrade, onde está localizada a igreja matriz Santana de Itanhaém, s/n, centro. Em Neurofábrica: do Rascunho ao 3D, de Glauco Paiva, o artista compartilha técnicas para a construção de criaturas digitais com as mãos, a partir da ajuda de canetas 3D e peças cortadas a laser. Já a oficina Zine com Carimbos, de Coticoá, o grupo convida para a criação de uma publicação artesanal a partir de uma folha de papel, imagens, formas e letras carimbadas em diversas cores.

A programação continua com a apresentação Libra, da Viento Circo, que retrata os jogos de equilíbrio constantes nos relacionamentos amorosos. No espetáculo do grupo argentino, um casal acomoda pensamentos, emoções e memórias sobre uma estrutura de bambu que lembra uma gangorra suspensa, enquanto apresenta habilidades circenses como acrobacias, manipulação de objetos e suspensão capilar.

O público também poderá ser conduzido em um jogo em As Versões e Outras Histórias, do Taturana Grupo, com mediação de leitura a partir de obras de José Roberto Torero, Eva Furnari e Heloisa Pires Lima. Isso porque, cada participante será convidado a escolher um livro para ser lido e, após essa experiência, convidado a desenhar ou escrever um texto sobre a vivência.



A música também estará em alta nessa programação, com DJ Gurunga - reconhecido por sua habilidade de incorporar vivências periféricas à mixagem, com narrativas que valorizam a cultura latina, com escolhas musicais que vão da black music ao afrobeat, passando por diferentes vertentes das sonoridades brasileiras - e o bloco carnavalesco Nu Vuco Vuco, que traz uma mescla de diferentes ritmos da cultura popular brasileira, desde o samba-reggae e o samba afro até sonoridades típicas do pagode baiano, do maracatu e do samba de roda.

Essa mesma programação será repetida nas cidades de Praia Grande, no dia 25 de maio, das 15h às 19 horas, na praça Nossa Senhora de Fátima,  Vila Caiçara; e, encerrando as atividades na Baixada Santista, em Cubatão, no dia 1º de junho, também das 15h às 19 horas, no parque da Independência,  Jardim Casqueiro.

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!