TEATRO

Cinderela Brasileira adapta cultura nordestina a contos infantis

Peça será apresentada gratuitamente neste sábado, 12, no centro de Bertioga

Da Redação
Publicado em 08/01/2019, às 11h31 - Atualizado em 23/08/2020, às 18h16

FacebookTwitterWhatsApp
Rodrigo Montaldi/Divulgação
Rodrigo Montaldi/Divulgação

Um dos clássicos contos infantis ganhou releitura com elementos da cultura nordestina e será encenada neste sábado, 12, na Tenda de Eventos, no centro de Bertioga. Em Cinderela Brasileira, um contador de causos apresenta personagens típicos do sertão nordestino revelando a história da 'gata cangaceira'. O clássico ganha uma nova roupagem e características amplamente  conhecidas do nordeste brasileiro: sotaque arrastado, o cancioneiro e o jeito autêntico desse povo festeiro e sonhador.

Nessa versão da história, Cinderela deixa de ser a jovem loura do vestido azul e passa a ser alguém comum,  com quem o espectador se identifica e pode identificar pessoas dentro do seu convívio. Com intenção de provocar a mudança do olhar, a obra destaca personagens negras protagonizando e em destaque ao longo da peça, promovendo uma mistura de quebra de estereótipo, empoderamento, conto e cultura popular.

O espetáculo, idealizado em 2005, integra uma série de peças que a Casa3 produziu de releituras de contos infantis. A ‘gata cangaceira’ já circulou por 60 cidades brasileiras e já foi visto por mais de 120 mil pessoas. O projeto é apresentado pelo governo do estado de São Paulo, por meio do PROAC – Programa de Ação Cultural e apoio das prefeituras locais. A versão do clássico com encenação pautada por elementos da cultura regional nordestina circula até o dia 20 de janeiro na Baixada Santista. 

Programação

Bertioga – 12/01, às 20h

Tenda de Eventos – Centro

Santos – 13/01, às 20h

Teatro Guarany - Praça dos Andradas, 100 – Centro

Guarujá – 15/01, às 20h

Teatro Procópio Ferreira - Av. Dom Pedro I, 350. Enseada

Praia Grande – 18/01 às 18h

Ao lado do Conviver do Boqueirão – em frente a Avenida Costa e Silva

Mongaguá – 19/01 às 20h

Centro Cultural Raul Cortez - Av. São Paulo, 3465 - Balneário Umurama

Cubatão – 20/01 às 20h

Galpão Cultural – Parque Anilinas Avenida Nove de Abril, S/Nº - Centro

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!