Cia. Truks alegra o domingo na Casa da Cultura

Costa Norte
Publicado em 04/04/2017, às 13h21 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h54

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte
De forma leve e divertida, a Cia.Truks mostra para as crianças que os problemas existem e devem ser enfrentados

A Cia.Truks é o grupo da vez no projeto Teatrada deste domingo, 9, em Bertioga. Os artistas Henrique Sitchin e Valter Valverde trarão a peça infantil E se as Histórias fossem Diferentes?  para  a Casa da Cultura, com apresentação gratuita a partir das 11 horas.

O espetáculo dinâmico e inovador utiliza recurso técnico que mistura bonecos com desenhos, que são produzidos ao vivo, em cena. O ator tem, à sua frente, uma versátil mesa de trabalho, equipada com lápis de cor, tintas e papéis de cores e texturas variadas. Conforme a história se desenrola, Henrique Sitchin monta cenários, desenha situações e climas que, por meio de uma câmera de vídeo, são registradas e lançadas em um telão onde, por sua vez, surgem figuras – bonecos de sombras -, animadas por Valter Valverde, a interagir com as imagens projetadas.

Como seria se as histórias dos príncipes, princesas, reis e rainhas, que enfrentam bruxas más e dragões, destes que soltam fogo pelo nariz, começassem pelo final, depois do “viveram felizes para sempre?” É exatamente o que é mostrado na primeira história deste espetáculo. Henrique Sitchin, versátil contador de histórias, aqui narra o conto a partir do momento em que o rei se casa com sua amada rainha, para que sejam felizes para sempre! O que se verá, no entanto, é que, ainda assim, os problemas não acabam jamais. De forma leve e divertida, a história fala para as crianças que os problemas existem, devem ser encarados como parte da vida, e que resolvê-los nos torna mais fortes.

Na segunda parte da peça, é contada a bonita história do Planeta dos Aljenfios, no qual  os habitantes são exatamente como se imagina que sejam. Como assim? Ora, simples: se os imaginarmos muito altos, eles automaticamente ganham altura, se os imaginamos gordos, imediatamente engordam, se os imaginamos com pintas roxas no rosto, elas  pipocarão em suas faces. O problema ocorre quando a fama do planeta rapidamente atravessa as galáxias e, a cada instante, em alguma parte do universo, imagina-se que seus moradores sejam diferentes. Os pobres habitantes do lugar mudam de forma e de jeito a cada instante. Perdendo a paz, e já quase enlouquecidos com tantas transformações, eles descobrirão uma forma surpreendente de resolver os seus terríveis problemas. Descobrem, sobretudo, a alegria de ser como são, e não como se espera que sejam.

A Casa da Cultura fica na Avenida Thomé de Souza, 130 – Praia da Enseada/Centro. Mais informações pelo telefone (13) 3319 9150.

Bertioga

Da redação

Foto Pietro Feliciano

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!