MISTÉRIOS

Cemitério do litoral de SP revela ricas histórias em passeio guiado

Passeio 'Luz e Sombra: Um Tour pelo Cemitério do Paquetá' ocorre no dia 14 de junho, na tradicional necrópole santista; veja como se inscrever


Redação
Publicado em 06/06/2025, às 13h56

FacebookTwitterWhatsApp

Estátua no cemitério do Paquetá, em Santos
São 50 vagas disponíveis para o passeio - Prefeitura de Santos

Locais muitas vezes marcados por sentimentos de dor e sofrimento, os cemitérios também podem contar ricas histórias. Em Santos, no litoral de São Paulo, o tradicional Cemitério do Paquetá, com certeza, é um desses locais. O local abriga inúmeros túmulos perpétuos e de concessões temporárias, além de 26 campas tombadas e 12 irmandades católicas.

Se você ficou curioso para conhecer o local, no próximo dia 14 de junho, um sábado, das 16h às 19h, será realizado o passeio Luz e Sombra: Um Tour pelo Cemitério do Paquetá, evento gratuito que contará a história de uma das mais importantes necrópoles da Baixada Santista. 

Durante o passeio, os participantes terão a oportunidade de conhecer os diversos túmulos que guardam restos mortais de personalidades ilustres, políticos e figuras de grande relevância para o Brasil. Além disso, conhecerão histórias fascinantes sobre esses indivíduos e a contribuição deles para a sociedade.

Organizado pela Coordenadoria de Cemitérios (Cocem), da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref), o passeio será guiado por uma equipe especializada, composta pela coordenadora Elen Miranda, Carlos Eduardo da Cruz (chefe de área da necrópole) e o escritor Thiago de Souza, responsável pelo projeto O que te assombra? do canal no YouTube e de outras redes sociais, e que também é integrante da Associação Brasileira de Estudos de Cemitérios. A atração tem apoio da Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo de Santos (Setur). 

O tour visa mostrar que os cemitérios são locais de grande importância cultural e arquitetônica, desmistificando a ideia de que são apenas aparelhos sanitários. Elen explicou mais sobre o passeio: "O primeiro passeio foi um sucesso, teve a participação de 170 pessoas e outras 150 ficaram na lista de espera. Neste, serão 200. Já existem estudos para fazermos também nos outros dois cemitérios da cidade (Filosofia e Areia Branca). Revelaremos a verdadeira essência dos cemitérios como museus a céu aberto. Ao longo do passeio, os participantes terão acesso a conhecimentos históricos valiosos que enriquecem nossa compreensão sobre o passado e a influência no presente”.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas, a partir do meio-dia de segunda-feira (9), no portal Sympla. Estão disponíveis 50 vagas (200 no total – 150 já estavam em lista de espera). Para participar é necessária a doação de um quilo de alimento não perecível (exceto sal e açúcar).

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!