Homenagens

Celebração de Anchieta e Dia do Padroeiro marcam feriado prolongado em Bertioga

Comunidade católica prestou homenagens durante domingo, 23, e segunda, 24

Da Redação
Publicado em 24/06/2019, às 16h22 - Atualizado em 23/08/2020, às 19h37

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação/PMB
Divulgação/PMB

Em meio a Semana do Meio Ambiente, a canonização do Padre São José de Anchieta e o Dia do Padroeiro de Bertioga, São João Batista, foram comemorados e marcaram o fim de semana prolongado na cidade. A celebrações começaram, no domingo, 23, com uma oração, feita pelo padre local, no Parque dos Tupiniquins.

Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA06 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

Ao longo do dia, um ator representando o Padre São José de Anchieta realizou encenações no Parque e também na Ermida de Santo Antônio do Guaibê, em Guarujá , com transporte gratuito pelo Barco Escola, a partir do píer flutuante municipal.

À noite, o público se emocionou com missa na Paróquia São João Batista, seguida de procissão e encenação do Milagre das Luzes de Anchieta, no Canal de Bertioga. A história relata que o jesuíta José de Anchieta costumava ficar alojado no Forte São João, e certa noite, foi levado de barco até a Ermida, para fazer suas orações. Como estava noite, o barqueiro sugeriu que Padre ficasse com o candeeiro, mas o jesuíta responde que não precisava, e que o barqueiro voltasse para o Forte. Mais tarde, a esposa do barqueiro acordou com uma música e, ao abrir a janela da fortaleza, viu a Ermida toda iluminada.

Imagem acervo site

Ao som de Ave Maria, os fiéis puderam ouvir o Milagre do Resplendor e Música no Céu, que é contado no livro Vida de Padre José de Anchieta, de Pero Rodrigues. A encenação culminou com o encerramento da celebração e o público aplaudiu, emocionado. 

Imagem acervo site

Já nesta segunda-feria, 24, o padroeiro de Bertioga, São João Batista, foi homenageado durante todo o dia. A paróquia da cidade preparou programação especial, com um momento de oração no Parque dos Tupiniquins. Na sequência, ocorreu a missa na Igreja Matriz e outra cerimônia, voltada a crianças e jovens. 

Imagem acervo site

Na parte da tarde, aconteceu a concentração de carreata na Capela São Judas Tadeu, no Indaiá,  após a Benção dos Carros. Ao chegar no Centro, os cristãos participaram da missa solene na Igreja Matriz, local onde também ocorre quermesses, sempre aos finais de semana (sextas, sábados e domingos). O evento segue até o dia 30 de junho, a partir das 19 horas, com comidas e bebidas típicas.

São João Batista

Segundo a tradição católica, São João Batista nasceu milagrosamente em Aim Karim, cidade de Israel que fica a 6 quilômetros do centro de Jerusalém. Seu pai era um sacerdote do templo de Jerusalém chamado Zacarias. Sua mãe foi Santa Isabel, prima de Maria Mãe de Jesus. São João Batista é muito importante no Novo Testamento, pois anunciou a vinda de Jesus e a salvação que o Messias traria para todos. Quando São João Batista ficou adulto, foi morar no deserto para rezar, fazer sacrifícios e pregar para que as pessoas se arrependessem. Vivendo uma vida extremamente difícil e com muita oração, passou a ser conhecido como profeta, homem enviado por Deus. Batizava a todos que se arrependiam e multidões sempre iam ver suas pregações no rio Jordão.

Padroeiro

O Forte São João, fundado em 1547, às margens do Canal de Bertioga, é a fortaleza mais antiga e também mais bem conservada do Brasil. O primeiro Fortim de São Tiago, no Canal de Bertioga, foi reconstruído ao final do século XVII, em alvenaria de pedra e cal, tendo as suas obras definitivas sido concluídas em 1710. O Forte foi reformado a partir de 1765, tendo reedificada a sua capela, sob a invocação de São João e passou a ser denominado Forte São João da Bertioga.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!