CHAMA A NASA

Casas que desafiam a gravidade: por que não desabam?

A internet - e as cidades brasileiras - exibem diversas construções que oferecem riscos para a vida de seus habitantes, além de prejudicar a paisagem urbana

Da redação
Publicado em 20/09/2021, às 16h23 - Atualizado às 19h10

FacebookTwitterWhatsApp
Informalidade impera nas construções brasileiras Casas que desafiam a gravidade: por que não desabam? - Imagem: Reprodução Internet
Informalidade impera nas construções brasileiras Casas que desafiam a gravidade: por que não desabam? - Imagem: Reprodução Internet

Muita gente diz que o brasileiro deveria ser estudado pela NASA, a Agência Espacial Americana. Se essa máxima é verdadeira ou não, é difícil ter certeza. O fato é que nosso povo é realmente inventivo, e essa criatividade pode ser comprovada na paisagem urbana das cidades. A internet está repleta de imagens de construções que desafiam a gravidade.

Tortas, sem respeitos às regras urbanas, mal construídas, fora do padrão... Como essas construções não desabam? Na opinião do coordenador do curso de Engenharia Civil da Anhanguera, Alexandre Campos, estes tipos de construções representam risco para os habitantes, além de prejudicar a paisagem urbana.

O que mantém uma casa em pé?

Toda construção de edificações deve começar pela base, que é uma parte fundamental de qualquer casa ou prédio e que é uma das partes responsáveis em manter a estrutura em pé. A base (fundação) fica escondida no solo, e o tipo mais comum é a de concreto armado, com colunas e vigas de ferro recobertas por concreto.

Sorte ou milagre?

A seguir o especialista analisa algumas fotos de construções que circulam a internet.

Informalidade impera nas construções brasileiras Casas que desafiam a gravidade: por que não desabam? (Imagem: Reprodução Internet)

"Neste imóvel, dá para ver que embaixo existe um baldrame, sapata, algum tipo de fundação. Mas não vejo nenhum pilar que sustente a casa. No pavimento térreo parece haver uma parede, mas não é possível nem verificar por onde o morador subiria para a parte de cima da casa".

Casas que desafiam a gravidade Casas que desafiam a gravidade: por que não desabam? ()

Informalidade impera nas construções brasileiras

A informalidade impera nas construções civis pelo Brasil. Pesquisa realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) revelou que 85,40% dos brasileiros fazem serviços de construção ou reforma por conta própria ou com ajuda de pedreiros e mestres de obras, muitos desses, amigos e parentes.

Uma característica das construções no Brasil, principalmente nas regiões metropolitanas, é que o dono do imóvel constrói primeiro a sua casa, na parte térrea, e vai aumentando a construção, erguendo mais pavimentos, para abrigar parentes e agregados.

Com o aumento da construção, a sobrecarga da base do imóvel pode acarretar rupturas, causando um efeito cascata capaz de levar à queda de toda a estrutura.

Importância de contratar um profissional

"Um pedreiro ou conhecido pode, sim, ter conhecimento de como construir uma casa na prática. Mas em caso de desabamento, como você vai responsabilizar o ‘João Pedreiro’? Os profissionais informais não são regulados por nenhum tipo de órgão, não têm um registro. E é preciso pensar também no quesito conforto das pessoas que vão morar nessa casa".

Além da segurança, o professor diz que a contratação de um profissional para executar a obra valoriza o imóvel, e é item indispensável para buscar a regularização da propriedade junto às prefeituras, por exemplo.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!