CURIOSO

Caranguejo de 100 milhões de anos é encontrado e choca cientistas

“É provável que ele tenha vivido em água doce ou salobra, perto da floresta produtora de âmbar”, comentam especialistas

Da redação
Publicado em 23/10/2021, às 16h37 - Atualizado às 16h45

FacebookTwitterWhatsApp
De acordo com pesquisadores da área, este é o fóssil mais completo já descoberto  Imagens do fóssil - Revista Science Advances/Javier Luque e Lida Xing
De acordo com pesquisadores da área, este é o fóssil mais completo já descoberto Imagens do fóssil - Revista Science Advances/Javier Luque e Lida Xing

Um caranguejo de 100 milhões de anos foi encontrado e chocou cientistas. O caso foi ao ar nas últimas semanas de outubro, através da revista Science Advances, que enunciou o primeiro caranguejo fóssil conhecido datado da era dos dinossauros.

De acordo com pesquisadores da área, este é o fóssil mais completo já descoberto. Ainda de acordo com os cientistas, a espécie é originaria de Mianmar (Ásia), chamada de Cretapsara athanata, viva durante o período Cretáceo.

Foram feitos diversos estudos no corpo do animal, inclusive uma tomografia computadorizada, onde revelou guelras, antenas, olhos e pelos finos na parte da boca. O corpo do caranguejo é pequeno, com 5mm de comprimento.

Os especialistas não sabem informar qual a idade do fóssil. “É provável que ele tenha vivido em água doce ou salobra, perto da floresta produtora de âmbar”, comentam, devido ao fato do animal estar envolto em âmbitosar, que preservou o organismo.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!