SETOR OTIMISTA

Caraguatatuba espera receber 1,6 milhão de turistas na temporada de verão

Perspectivas representam crescimento de 13% na ocupação, em relação a 2024; cenário aponta para aumento de 15%  na mão de obra temporária

Estéfani Braz
Publicado em 13/12/2024, às 21h38

FacebookTwitterWhatsApp
Em Caraguatatuba, começa a aumentar fluxo de turistas - Divulgação/PMC
Em Caraguatatuba, começa a aumentar fluxo de turistas - Divulgação/PMC

Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, espera receber cerca de 1,6 milhão de turistas no período de 20 de dezembro de 2024 e 5 de março de 2025. Esta é a expectativa da prefeitura, baseada em pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo da cidade  com a rede de hotéis, pousadas, bares, restaurantes e quiosques. 

Segundo o presidente da Associação de Hotéis e Pousadas (AHP) de Caraguatatuba, André Fida, a expectativa é positiva para as festas de final do ano. “Os hotéis da cidade já estão com uma ocupação superior a 80%, porém ainda há vagas para quem deixou para a última hora. Entre 23 de dezembro e 6 de janeiro, a expectativa é que cheguemos a 95% neste período”.

Tais números representam crescimento de 13% na ocupação, em relação a 2024. Para as contratações, o cenário aponta para aumento de 15%  na mão de obra temporária. Em Caraguatatuba, são cerca de 200 empresas hoteleiras entre hotéis, pousadas e colônias de férias.

Já para bares e restaurantes, o levantamento apontou que apenas 10% planejam abrir na noite de Natal e 15% no Réveillon. Ainda assim, o setor prevê aumento de 40% no quadro de funcionários e de 25% no faturamento, ao longo da alta temporada, comparado ao mesmo período do ano passado.

De acordo com a pesquisa, 83% dos quiosques confirmaram funcionamento no dia 25 de dezembro e 100% estarão abertos no dia 1º de janeiro. O setor também prevê aumento de 50% no quadro de funcionários e acréscimo de 25% no faturamento em relação à temporada anterior.

De forma geral, 84% dos estabelecimentos consultados acreditam que a temporada será melhor do que a anterior, enquanto 13% esperam desempenho igual. Apenas 2% acreditam que será pior, e 1% não soube opinar. 

Para mais conteúdos:

Estéfani Braz

Estéfani Braz

Formada em Comunicação Social na Faculdades Integradas Teresa D'Ávila

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!