Bertioga elege sua Rainha do Carnaval

Na abertura da folia carnavalesca, em 9 de fevereiro, no Jardim Vicente de Carvalho, ela se apresentará com o Rei Momo, que será revelado na ocasião

Estela Craveiro
Publicado em 03/02/2018, às 15h57 - Atualizado em 23/08/2020, às 16h22

FacebookTwitterWhatsApp
Gledson Portugal, Tati Silva e Xuca, rainha de honra da bateria do Bisnetos do Cacique à frente da ala de intérpretes do bloco - Divulgação / Mar Franz - Foto Nativa
Gledson Portugal, Tati Silva e Xuca, rainha de honra da bateria do Bisnetos do Cacique à frente da ala de intérpretes do bloco - Divulgação / Mar Franz - Foto Nativa

Em alegre festa familiar na noite de sexta-feira, 2, o concurso para Rainha do Carnaval de Bertioga, aberto ao público, na Tenda de Eventos da praia da Enseada,  foi vencido por Claudia Valéria, que recebeu a coroa de Vanessa Reis, a rainha de 2017. Jeane Araújo é a primeira princesa e Bruna Alexandra, a segunda princesa.

Ao som da bateria do bloco Bisnetos do Cacique, sob o comando de mestre Naldo, o evento revelou-se uma agradável experiência de lazer.  Tati Silva e Gledson Portugal, rainha e rei da bateria, encantaram o público em apresentações no ritmo do samba, miudinho e rasgado.

A ala de intérpretes do bloco entusiasmou a plateia com a interpretação do samba enredo do Bisnetos, cujo enredo de 2018 é o cinquentenário da Escola Estadual Armando Bellegard. Algumas garotas e mulheres também foram ao palco sambar na disputa por brindes oferecidos pelos vários patrocinadores da cidade que a iniciativa da Liga Carnavalesca Bertioguense  (Libert) reuniu.

Nos intervalos entre as atrações e os desfiles das candidatas, que se apresentaram em traje de festa e de praia, a trilha sonora da Multi Sound, baseada em grandes nomes da música brasileira interpretando variações do samba de diversas épocas, levou as pessoas  à dança espontaneamente, sinalizando muita animação para o Carnaval que vem aí.

Só alegria

Promovido pela Libert, presidida por Manoel Fernandes, conhecido como Maneco e Laranjinha, o concurso para Rainha do Carnaval já existia, mas ganhou novo fôlego em 2017, quando passou a ser organizado por Yolanda Canato, dona do Grupo Chic di Due. “Hoje em dia as pessoas gostam de Carnaval. Faltava mesmo um empurrãozinho para os empresários da cidade participarem com patrocínio. Foi bem gratificante”, diz ela.

Neste ano, com a parceria estabelecida entre a Libert e a prefeitura, o concurso evoluiu para a Tenda de Eventos, onde deve permanecer, conta Laranjinha: “Esse concurso aberto ao público foi uma experiência nova. E foi fantástica. Houve uma alegria enorme entre os participantes e as pessoas que vieram nos prestigiar. Foi um resultado bem positivo”.

Ele explica também que, desta vez, elegeu-se apenas a ala feminina da corte momesca.. Nos últimos anos, o Rei Momo tem sido Quirino Carneiro, que está em tratamento de saúde e não poderá participar da folia carnavalesca: “Com a ausência do Quirino, o Rei Momo de 2018 será uma surpresa que vamos apresentar na festa de abertura do Carnaval, quando o prefeito Caio Matheus entregará a chave da cidade a ele”. Em 2019, o Rei Momo também deverá ser eleito, informa o presidente da Libert.

Samba no pé

Eleita pelo júri composto por empresários e profissionais da dança de Bertioga, e pela Rainha Gay do Carnaval de Cubatão, Letícia Rios, com 574 pontos, e preferida do público, que não hesitou em gritar “a número cinco” ao ser questionado sobre sua preferência entre as dez candidatas ao título, Claudia Valéria, a Rainha do Carnaval de Bertioga 2018, é de Santos.

Ela, que é passista, conhecida como Nega Val, conta que estava louca para participar da competição: “Recebi o convite de uma amiga de Bertioga para concorrer. Vi o concurso do ano passado pela internet e me encantei. Foi muito lindo!”.

Bruna Alexandra, a segunda princesa, ocupa o mesmo posto que conquistou no Carnaval passado: “A alegria maior é representar a minha cidade, e mostrar porque vim, com samba no pé, beleza e glamour. O caiçara tem isso na veia. Tem que sambar, curtir, ser alegre e participar da folia!”.

Jeane Araújo, a primeira princesa, está animada para sua primeira experiência: “É muito bom ver a alegria no rosto das pessoas por verem a gente sambar e por se enturmarem com a gente”. Ela foi coroada pelo vereador Ney Lyra, presidente da Câmara Municipal de Bertioga.

Inclusão social

O concurso também definiu Jucilene Santos como musa da bateria do Bisnetos do Cacique, bloco criado e presidido por Laranjinha. O caráter democrático da festa ainda revelou a afeição do público por Xuxa, senhora que é a rainha de honra da bateria, e por Valéria Gomes, garota portadora de síndrome de down que é atriz e dançarina.

Filha de Patrícia Gomes, que começou a participar da diretoria de harmonia do Bisnetos, ela se apresentou à frente da bateria durante o evento. E foi muito aplaudida quando chamada ao palco para dançar na competição por brindes dos patrocinadores, em apreciado estímulo à inclusão social que o samba proporciona.

Patrocínio

O concurso para Rainha do Carnaval 2018 teve patrocínio da Golden Beach Ótica, da Cacau Show, de O Boticário, dos bufês Be Happy e Nobres Momentos, da Equipe Elite da Hinode, da Viviane Lingerie, da Fátima Bronze, da Roseli Martins Unhas, do Studio Laryssa Canuto, da Requinte Flores, da Foto Nativa e do Restaurante Caravelas, além das lojas Chic di Due e As Mina Pira, do grupo de Yolanda Canato.

A vencedora foi premiada com um cheque de R$ 500,  e as princesas receberam cheques de R$ 300 cada. Todas as participantes foram agraciadas com diversos presentes oferecidos pelos patrocinadores.

Vai começar!

A programação do Carnaval 2018 de Bertioga será iniciada na sexta-feira, 9, na Passarela do Samba, localizada na rua Engenheiro José Sanches Ferrari, no Jardim Vicente de Carvalho, em evento aberto ao público que começará às 20h e terá desfile do Bisnetos do Cacique, trio elétrico, e a entrega da chave da cidade ao Rei Momo e sua corte, como ocorre desde 2008.

Para comemorar os dez anos que a festa de abertura no bairro está completando, a Libert, a Associação de Moradores do Jardim Vicente de Carvalho, popularmente conhecido como Saoc, e comerciantes locais oferecerão bolo de aniversário ao público.

Na mesma noite, terá baile na Tenda de Eventos, com Dj e com a Banda Trilha Sonora, das 22h à 1h do sábado. E em São Lourenço terá um esquenta, com trio elétrico em frente ao restaurante Taíba, a partir das 19h.

Amantes do Carnaval, preparem-se,  a folia vai começar!

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!