Banda Sinfônica de Cubatão abre a temporada neste domingo com temas carnavalescos

A orquestra tem intensa programação na cidade no primeiro semestre e apresentações em São Paulo no segundo

Estela Craveiro
Publicado em 02/02/2018, às 13h59 - Atualizado em 23/08/2020, às 16h22

FacebookTwitterWhatsApp
Banda Sinfônica de Cubatão em apresentação na Sala São Paulo - Divulgação PMC
Banda Sinfônica de Cubatão em apresentação na Sala São Paulo - Divulgação PMC

Às três da tarde deste domingo, 4, tem a Banda Sinfônica de Cubatão, com cerca de 80 instrumentistas, abrindo a temporada 2018 em ritmo carnavalesco, no Vão Cultural do Novo Anilinas, na avenida  Nove de Abril, s/nº. O espetáculo chamado Deu Carnaval na Banda! conta com a participação do Coral Zanzalá. Ambos são grupos artísticos da Secretaria Municipal de Cultura.

Festa Latina, do inglês Peter Koval,  Carnaval, do compositor alemão Robert Schumann, Odeon, de Ernesto Nazareth,  Copacabana, de Braguinha e Alberto da Vinha, e Nêga, de Afonso Teixeira, estão no repertório. O Zanzalá participa da interpretação de Arrastão, de Edu Lobo, e Aquarela do Brasil, de Ary Barroso.

Neste semestre, a Banda Sinfônica de Cubatão estará no Programa Música nos Bairros, com apresentações da Série Concertante, que valoriza os compositores brasileiros e conta sempre com solistas da casa e convidados. Em 25 de fevereiro, às 11h, a apresentação será no CEU das Artes e dos Esportes do Jardim Nova República (rua Januário Cândido Pontes, s/nº), com no clarone de Mário Marques.

Em 11 de março, o espetáculo será na Escola Mário de Oliveira Moreira, no Vale Verde (rua Paulo Enos Pontes, 177), com participação do Corpo Coreográfico da Marcial e do solista Alessandro Ignácio no trompete. Em 7 de abril, tem apresentação de gala no Bloco Cultural (praça dos Emancipadores, s/nº), às 20h, em homenagem ao aniversário da cidade, com o Quarteto de Violões Quaternaglia.

Em 22 de aqbril, o concerto será na Sociedade de Melhoramentos do Jardim Casqueiro - Someca (rua Maria Graziela, 565), às 15h. Em 6 de maio, a Banda Sinfônica participará do evento Tocando Santos, no Sesc de Santos (rua Conselheiro Ribas, 136), com solo da violinista Elina Suris. Em 23 de maio, a apresentação será na Igreja Assembleia de Deus de Cubatão (rua Assembleia de Deus, 251).

Em 9 de junho, a apresentação será no Bloco Cultural, com regência do maestro Roberto Farias, fundador da Sinfônica e coordenador geral dos Grupos Artísticos de Cubatão.Fechando o semestre, a Banda retornará à praça do Capivari, para se apresentar no Festival de Música de Campos do Jordão. Os regentes Rodrigo Vitta, titular, e Ulysses Damacena, assistente, se revezam no comando da equipe.

E, adianta o maestro Vitta, há novidades para o segundo semestre, com a participação da Banda Sinfônica de Cubatão na programação da Sala São Paulo e do Museu da Casa Brasileira, na capital paulista.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!