DICAS DE LEITURA

Aproveite as férias para incentivar as crianças à leitura; confira dicas

Segundo o último levantamento feito pela Retratos da Leitura no Brasil, o brasileiro não chega a ler cinco livros por ano. Em nações como França e Suécia, esse número quase triplica

Da redação
Publicado em 19/01/2023, às 14h52 - Atualizado às 15h09

FacebookTwitterWhatsApp
© Marcello Casal jr/Agência Brasil - © Marcello Casal jr/Agência Brasil
© Marcello Casal jr/Agência Brasil - © Marcello Casal jr/Agência Brasil

Está procurando diversão em família? Que tal curtir um bom livro com as crianças durante as férias? Uma viagem pelas páginas de uma bela história tem o poder de estimular o hábito da leitura desde cedo e cria conexão entre pais e filhos. A leitura ainda permite que os pequenos explorem a imaginação, se familiarizem com as letras e adotem a prática para o resto da vida.

Dicas para criar o hábito da leitura

>Apresente o mundo da leitura para seu filho. Conte uma história e mostre de onde ela vem. Mostre as figuras, deixe que ele manuseie as páginas e até conte a história do jeito dele.

>Deixe a criança ler do jeitinho dela, interpretando as figuras, tendo contato com as letras e descubra que esses símbolos que estão no papel representam algo. Assim, vão aumentando a possibilidade de criar hipóteses de escritas para depois serem alfabetizadas.

>Crie um momento de leitura em família. Ver que os pais e irmãos se divertem em meio a livros vai criar mais estímulos. Afinal, os pequenos também aprendem pelo exemplo.

>Respeite o momento da criança. Quando ela está começando a fase da alfabetização, ainda tem dificuldade de ler num ritmo rápido. Então, nada de críticas. Ao contrário, estimule-a a seguir no próprio ritmo e valorize cada conquista.

>Apresente uma variedade de materiais para ler e que trazem informações interessantes: revistas, jornais, placas na rua, avisos. Assim ela embarca no mundo da leitura e percebe a importância das palavras escritas de uma forma diferenciada. Isso gera engajamento e estimula positivamente a alfabetização.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!