O Ano Novo Guarani, chamado Arapyau, é marcado pelo começo da primavera. Aldeia Rio Silveiras, na divisa entre Bertioga e São Sebastião, abre celebração ao público para difundir sua cultura
A Aldeia Guarani Rio Silveiras, localizada na divisa entre Bertioga e São Sebastião, realiza no feriado prolongado, de 7 a 9 de setembro, a celebração do Ano Novo Guarani, chamado de Arapyau.
O cacique Adolfo Timótio Wera Mirim convida a todos, para que conheçam a aldeia e a cultura indígena. Ele explica a diferença na data de comemoração do Ano Novo: "O ciclo do ano é diferente do branco, então, Guarani tem pela estação do ano. Para nós, mês de Ano Novo Guarani é mês de renovação de espíritos, da alma, de toda a natureza, onde florescem as flores, plantas, acontece todo o renascimento. Então vamos fazer comemoração e cerimônia para abençoar todo mundo".
A programação será sempre das 9h às 14 horas e contará com apresentações de canto, danças xondaro e tangará e arco e flecha. Além disso, os participantes poderão caminhar na trilha até a cachoeira, comer pratos da culinária Guarani, fazer pintura corporal e adquirir peças do artesanato indígena.
A entrada da reserva fica situada na avenida Guarani, nº 1.000, em Boracéia, costa sul de São Sebastião.
Comentários