Executivo e Legislativo

A importância da boa relação entre o Executivo e o Legislativo, na visão de Temer

"Eu sentia que o legislativo era uma espécie de apêndice do poder executivo", afirma Temer

Da Redação
Publicado em 08/06/2020, às 10h51 - Atualizado em 24/08/2020, às 07h54

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

Ao participar do programa Café da Manhã, TV Cultura Litoral, desta segunda-feira, 08, o ex-presidente da república Michel Temer comentou sobre a importância da boa relação entre os poderes do governo brasileiro, principalmente entre o executivo e o legislativo.

"Nós vivemos em um sistema presidencialista. E essa história de coalisão é indispensável. Não porque queremos, mas porque a constituição assim determinada. Eu sentia que o legislativo era uma espécie de apêndice do poder executivo. Porque temos no Brasil uma forte tendência centralizadora, concentradora, de poder. É um pouco do fruto do nosso Brasil colônia. Havia muita concentração de poder no executivo federal. E sempre foi assim ao longo do tempo. Eu penso que no meu governo, nós conseguimos cumprir o texto constitucional, porque o executivo depende muito da atividade do legislativo. Por isso que se usa muito o termo presidencialismo de coalisão, que nada mais é do que a somatória da atividade do legislativo com o executivo para governar o país". Afirma o ex-presidente.

Temer ainda analisou a sua passagem no governo como presidente da república entre 2016 e 2018.

"Quando estava comandando o governo, eu trouxe o congresso nacional pra governar comigo. E isso permitiu inúmeras reformas no país em  2 anos e 7 meses. Nós fizemos muitas coisas.

Ter trazido o congresso pra governar comigo foi um, digamos, imperativo constitucional."

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!