CATEGORIA MÁXIMA

Ubatuba recebe classificação A no Mapa do Turismo Brasileiro

Classificação dos municípios é feita pelo Programa de Regionalização do Turismo, para a tomada de decisões mais acertadas

Estéfani Braz
Publicado em 04/12/2024, às 22h22

FacebookTwitterWhatsApp
Ubatuba recebe classificação A no Mapa do Turismo - Arquivo
Ubatuba recebe classificação A no Mapa do Turismo - Arquivo

O Ministério do Turismo certificou a cidade de Ubatuba, no litoral norte, como categoria A, no Mapa do Turismo Brasileiro. A informação foi divulgada nesta terça-feira (3) pela prefeitura da cidade. A classificação dos municípios é feita pelo Programa de Regionalização do Turismo, para a tomada de decisões mais acertadas e implementar políticas que respeitem as peculiaridades de cada cidade.

Segundo a administração municipal, o resultado foi obtido depois do envio de dados e documentos relacionados à cidade ao Ministério. A classificação é dividida em cinco níveis e cada município é especificado de acordo com suas características.

O secretário de Turismo de Ubatuba e presidente do Conselho Municipal de Turismo (ComTur), Bruno Nunes Miguel de Oliveira, ressaltou a importância do reconhecimento. “A inclusão de Ubatuba na categoria A do Mapa do Turismo Brasileiro confirma a importância da nossa cidade para o cenário turístico do país, que, cada vez, mais vem ganhando visibilidade e atraindo um número maior de visitantes. O certificado também busca otimizar a distribuição de recursos públicos e aperfeiçoar os investimentos, levando ainda mais em consideração as particularidades do município”.

Por meio do Mapa do Turismo Brasileiro, a pasta busca identificar o desempenho da economia do setor nos municípios. Segundo a pasta, a categorização pretende otimizar a distribuição de recursos públicos; orientar a elaboração de políticas específicas para cada categoria de municípios; aperfeiçoar a gestão pública, na medida em que fornece aos gestores do ministério e dos estados mais um instrumento para subsidiar a tomada de decisão; auxiliar na atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, feita periodicamente e auxiliar na reflexão sobre o papel de cada município no processo de desenvolvimento turístico regional. 

A categorização é feita pela equipe do Ministério do Turismo. Atualmente, estão inseridos, nas 303 regiões turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro, 3.345 municípios do país, classificados em cinco categorias: A, B, C, D e E. 

Oliveira explicou que a cidade já foi classificada no ranking dos municípios de estâncias, mas ainda não fora reconhecida no Mapa do Turismo Brasileiro, porque faltavam o envio e atualizações de documentos necessários. “Na verdade, tivemos duas conquistas. Além do reconhecimento do município, tivemos também o reconhecimento do Conselho Municipal de Turismo pelo Ministério do Turismo”.

A certificação indica que a cidade possui um conselho ativo, que ajuda o poder público na tomada de decisões para investimentos no setor. O Conselho Municipal de Turismo de Ubatuba é composto por 27 cadeiras, das quais nove, do poder público;  nove, do trade turístico, e nove representantes sociedade civil. As reuniões ocorrem nas últimas quartas-feiras de cada mês.

Para mais conteúdos:

Estéfani Braz

Estéfani Braz

Formada em Comunicação Social na Faculdades Integradas Teresa D'Ávila

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!