PEQUENOS VIAJANTES

Mistério do Pocinho de Anchieta: refúgio de águas rasas que encanta crianças em Itanhaém

Segunda cidade mais antiga do país guarda cantinhos de águas tranquilas e lendas históricas que encantam pequenos viajantes

Imagem da Praia do Cibratel
Formações rochosas e mar calmo tornam as praias do Cibratel e Gaivota os destinos favoritos das famílias no litoral sul - Reprodução/instagram@visiteitanhaemoficial


A apenas 110 quilômetros da capital paulista, Itanhaém a segunda cidade mais antiga do Brasil oferece aquele turismo leve, afetivo e sem complicações que as famílias tanto procuram quando viajam com a criançada.

Com cerca de 26 quilômetros de orla divididos em 14 praias, o destino une natureza preservada, faixa de areia generosa e águas calmas para os pequenos brincarem com tranquilidade.

Quando o assunto é viajar com a criançada, duas praias da cidade ganham destaque absoluto no roteiro dos pais. Elas combinam facilidade de acesso, boa estrutura de quiosques e atrativos naturais que encantam visitantes de todas as idades.

Piscinas naturais e mistérios da história no Cibratel

A praia do Cibratel figura entre as mais procuradas por quem busca conforto e boa oferta de casas de temporada. O mar de ondas mansas convida para um banho relaxante, enquanto a orla conta com quiosques estruturados para servir petiscos e bebidas geladas.

O grande encanto para os pequenos fica no canto esquerdo da praia, aos pés do morro do Paranambuco.

Imagem do Pocinho de Anchieta
Formação em formato de círculo nas pedras cria aquário natural perfeito para os primeiros mergulhos - Reprodução/Prefeitura de Itanhaém

Ali repousa o Pocinho de Anchieta, uma formação rochosa em formato circular que represa as águas do mar, criando uma verdadeira piscina natural de águas cristalinas e rasas.



Historiadores contam que a origem é lendária, o cerco de pedras teria sido uma orientação do padre José de Anchieta junto aos indígenas para facilitar a pesca de inverno.

O espaço protegido das ondas torna a brincadeira na água serena e perfeita para os primeiros mergulhos.

Extensão, natureza e a ilha dos Pássaros na Gaivota

Seguindo em direção ao limite com o município de Peruíbe, a praia do Gaivota encanta pelo



imagem da praia do gaivota
A Praia do Gaivota vai desde a divisa com o bairro do Cibratel II até a divisa com o município de Peruíbe - Reprodução/instagram@visiteitanhaemoficial

 visual amplo e pela atmosfera acolhedora. O trecho vai desde o bairro Cibratel II até o encontro do mar com o rio Piaçaguera, presenteando os visitantes com o encontro de águas doces e salgadas.

A ampla faixa de areia garante espaço de sobra para construir castelos, praticar esportes e correr ao ar livre.

Outro charme do cenário é a vista privilegiada para a ilha dos Pássaros, um pequeno refúgio natural onde é possível observar diversas espécies de aves marinhas.



A praia conta com comércio variado ao redor e quiosques que movimentam a orla durante a alta temporada. É a pedida ideal para quem busca integrar a energia dos jovens ao conforto que as crianças precisam para um dia inesquecível à beira-mar.

Para mais conteúdos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!