OLHO NO MAR

Ilhabela se prepara para grande temporada de avistamento de baleias

Estande da cidade do litoral norte de SP, na WTM Latin America, na capital paulista, contou com uma enorme escultura de cauda de baleia

Redação
Publicado em 23/04/2025, às 08h54

FacebookTwitterWhatsApp
Visual impactante ajudou a colocar em evidência um dos principais atrativos da cidade na WTM - Prefeitura de Ilhabela
Visual impactante ajudou a colocar em evidência um dos principais atrativos da cidade na WTM - Prefeitura de Ilhabela

Com a nova campanha Ilhabela: Muito Mais que Praia, a cidade-arquipélago voltou a brilhar como destaque turístico nacional e internacional durante a WTM Latin America 2025, realizada entre os dias 14 e 16 de abril, no Expo Center Norte, na capital paulista. A feira é uma das mais importantes do setor na América Latina e recebeu por volta de 30 mil visitantes, além de 837 marcas expositoras. A cidade do litoral norte de São Paulo também se prepara para uma grande temporada de avistamento de baleias. 

O estande de Ilhabela surpreendeu o público logo na entrada, com uma enorme escultura de cauda de baleia, que rapidamente se tornou um dos cenários mais fotografados e queridinhos do evento. O visual impactante ajudou a colocar em evidência um dos principais atrativos da cidade para a próxima estação: a temporada de avistamento de baleias e golfinhos, prevista para começar em junho.

As baleias-jubarte, acompanhadas por golfinhos e outros mamíferos marinhos, vêm sendo as protagonistas do turismo de inverno em Ilhabela. O fluxo migratório desses animais pela região atrai cada vez mais visitantes interessados na experiência de observação responsável e na conexão com a natureza. De acordo com a prefeitura de Ilhabela, a participação da cidade na WTM 2025 reforçou sua posição como destino sustentável e plural, com atrativos que vão além das praias paradisíacas. Tradições caiçaras, trilhas em meio à Mata Atlântica, cachoeiras, mirantes, rotas para mountain bike, atividades de trekking, montanhismo e observação de aves compõem a ampla oferta de ecoturismo o ano inteiro.

Avistamento de jubarte
Temporada de avistamento de baleias e golfinhos está prevista para começar em junho - Prefeitura de São Sebastião

Outro destaque do estande foi o lançamento do novo aplicativo Ilhabela, fruto de  parceria entre a prefeitura e o Ilhabela Convention & Visitors Bureau. A ferramenta, disponível inicialmente para Android, utiliza georreferenciamento e preferências do usuário para montar roteiros personalizados, facilitando a organização da viagem e incentivando a exploração consciente dos atrativos locais.

Harry Finger, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela, comentou: “A WTM, ao longo dos anos, se firmou como uma das principais feiras de negócios B2B do setor de turismo. Participar desse evento é estratégico para Ilhabela, especialmente com a presença do nosso trade, que aproveita esse ambiente de negócios para firmar parcerias, fechar pacotes e divulgar todo o potencial que o nosso destino oferece”.

Ainda de acordo com a administração municipal, com a campanha Muito Mais que Praia, Ilhabela reforça sua vocação para o turismo de natureza e se prepara para uma temporada de inverno histórica, com expectativa de recorde no número de visitantes. A estrutura turística da cidade está pronta para receber o público com qualidade, segurança e experiências únicas em meio ao oceano e à floresta.

Para o prefeito Toninho Colucci, o momento é resultado de uma política consistente de valorização do turismo sustentável. “Ilhabela é um paraíso natural que temos o privilégio de chamar de lar. Investimos muito em estrutura, promoção e qualificação para que o turismo gere desenvolvimento com responsabilidade. A temporada das baleias simboliza essa nova fase, em que mostramos ao Brasil e ao mundo que somos muito mais que sol e praia: somos natureza viva, cultura, aventura e acolhimento”.

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!