COMO ASSIM?

Ilhabela não existe; campanha publicitária dá o que falar nas redes sociais

Ação publicitária inusitada e divertida, lançada em dezembro, busca instigar curiosidade de turistas ao sugerir que o famoso arquipélago não existe

Estéfani Braz
Publicado em 03/01/2025, às 11h18 - Atualizado às 11h48

FacebookTwitterWhatsApp
A belíssima e famosa praia de Castelhanos é um dos destaques da campanha - Paulo Stefani - Sectur Ilhabela
A belíssima e famosa praia de Castelhanos é um dos destaques da campanha - Paulo Stefani - Sectur Ilhabela

A campanha #IlhabelaNãoExiste, lançada pela Secretaria de Turismo de Ilhabela, no litoral norte paulista, tem chamado a atenção nas redes sociais. Com um slogan, no mínimo curioso, a peça foi lançada em dezembro e a ação de marketing ocorre on-line e, também, por meio de outdoors distribuídos  pela região do litoral norte.

O objetivo, segundo a prefeitura, é surpreender o público, ao ressaltar que Ilhabela é tão encantadora que parece "irreal", e, assim, provocar a curiosidade e convidar as pessoas a vivenciarem essa experiência única. O presidente do Convention Bureau de Ilhabela, Marcio Franco, avaliou a ação como ousada. “O objetivo dela acredito que já foi alcançado. Pelo que entendo, parece que era gerar um burburinho, gerar uma polêmica e acho que isso está funcionando, sim, porque tem bastante gente comentando sobre o assunto. Se vai ser eficaz ou não, vamos ter que esperar para ver”.

Campanha Ilhabela
Campanha #IlhabelaNãoExiste mexe com a imaginação - Reprodução/Internet

A prefeitura destacou que a campanha foca em promover o destino, e, a cada ano, a temática é diferente. A intenção, segundo a administração municipal, é destacar o ecoturismo e o turismo de aventura, promovendo as belezas naturais, trilhas, cachoeiras, gastronomia e a cidade, como destino perfeito para casamentos e eventos corporativos. 

Campanha Ilhabela
Campanha #IlhabelaNãoExiste chama atenção e gera "burburinho" na cidade - Reprodução/Internet

Ainda segundo a Secretaria de Turismo do município, a escolha da frase foi criada com o propósito de ser impactante e inusitada. Por meio de nota, a administração explicou que “a ideia remete a expressões do cotidiano, como dizer a um amigo "Você não existe!" para elogiar algo incrível. Assim, "Ilhabela Não Existe" simboliza a cidade como um lugar extraordinário, cheio de beleza, charme e natureza”.

A julgar pelos comentários no perfil do Instagram, a ideia deu certo: "Realmente, lindo demais"; "Simplesmente inesquecível. ...Louca para voltar"; e "Impossível não se apaixonar!!! Ahhhhh Ilhabela!!!!". Com repercussão positiva entre o setor turístico e impacto nas redes sociais, a campanha tem se transformado em um case de sucesso com uma abordagem mais leve. Os dados sobre os resultados da ação publicitária no turismo da cidade ainda não foram avaliados pela secretaria.

Para mais conteúdos:

Estéfani Braz

Estéfani Braz

Formada em Comunicação Social na Faculdades Integradas Teresa D'Ávila

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!