OPÇÕES DE LAZER

Com atrações culturais e turismo rural, Mongaguá se destaca no Litoral Sul de SP

Estância balneária reúne opções de lazer que vão de teatro municipal e feiras de artesanato a rios e piscinas naturais na zona rural

Fachada do Centro Cultural Raul Cortez
Centro Cultural Raul Cortez abriga o Teatro Municipal Ronaldo Ciambroni e turmas de formações artísticas no município - Dyego Gonçalves/Prefeitura de Mongaguá


Classificada como uma das 15 estâncias balneárias do Estado de São Paulo, Mongaguá, no Litoral Sul paulista, oferece infraestrutura voltada ao turismo e à preservação histórica e cultural. O nome do município tem origem na língua tupi e significa "água pegajosa" ou "enseada da substância pegajosa", em referência às denominações dadas pelos indígenas guaranis que habitavam as proximidades dos rios da região.

A cena cultural do município concentra-se no Centro Cultural Raul Cortez, inaugurado em dezembro de 1996. O equipamento público abriga o Teatro Municipal Ronaldo Ciambroni, com capacidade para 320 espectadores, e oferece cursos gratuitos para a população em áreas como teatro, coral, artes plásticas e modalidades de dança e música.

Igreja Matriz
Na Igreja Matriz destacam-se no templo os vitrais coloridos que representam cenas bíblicas como a “anunciação”, “nascimento de Jesus” - Dyego Gonçalves/Prefeitura de Mongaguá

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, erguida em 1949 em estilo colonial, destaca-se como patrimônio religioso e arquitetônico, no Centro da cidade. O templo conserva vitrais coloridos com representações de passagens bíblicas, uma réplica da escultura Pietà e imagens sacras trazidas do município de Aparecida.

Além da orla urbana — que conta com a Praia do Centro, localizada próxima à sede da

imagem aérea da Zona Rural
Na zona rural da cidade pode-se conhecer um pouco sobre a fauna e flora da região - Dyego Gonçalves/Prefeitura de Mongaguá

Prefeitura Municipal e à Praça de Eventos Dudu Samba —, a cidade dispõe de turismo rural nas áreas de vegetação nativa. O segmento abrange trechos de rios, corredeiras e estruturas com pesqueiros e piscinas de águas naturais.

O comércio de artesanato local opera em pontos fixos da cidade, como o Complexo de Quiosques e a Feira de Artes da Plataforma, no bairro Agenor de Campos. O espaço funciona na Avenida Governador Mário Covas Júnior, número 10.181, e conta com estrutura construída em madeira e tijolos aparentes.



Para mais conteúdos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!