ROTEIROS DE MERGULHO

Arquipélagos das ilhas Comprida e das Couves: destinos de mergulho em Ubatuba

Arquipélagos são um dos destaques do guia Roteiros de Mergulho, lançado pelo governo de SP; conheça detalhes de sete pontos de mergulho

Redação
Publicado em 29/11/2024, às 08h30 - Atualizado às 09h03

FacebookTwitterWhatsApp
Conjunto de ilhas fica na costa da enseada de Picinguaba, norte de Ubatuba - Governo de SP
Conjunto de ilhas fica na costa da enseada de Picinguaba, norte de Ubatuba - Governo de SP

Os arquipélagos das ilhas Comprida e das Couves, juntamente com seus ilhotes, localizados na costa de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, são um dos destaques do guia Roteiros de Mergulho, lançado pelo governo de São Paulo neste mês de novembro.

O conjunto de ilhas fica na costa da enseada de Picinguaba, norte de Ubatuba. O destino é formado pelo arquipélago da ilha Comprida (composto pela própria ilha Comprida, ilhote da Comprida e ilhote Carapuça), e pelo arquipélago da ilha das Couves (a própria ilha das Couves, ilhote das Couves e ainda a ilha da Rapada).

As ilhas são recobertas por espécies vegetais de predominância de Mata Atlântica e não são habitadas. De acordo com o guia, elas possuem seus entornos formados por costões rochosos, proporcionando bons perfis para os mergulhos. As principais são a ilha Comprida, mais próxima do continente, a aproximadamente 1km da Ponta da Cruz; a ilha das Couves, a única com praia, e a Rapada, um dos melhores pontos de mergulho de Ubatuba, devido a suas lajes e parcéis submersos, e por estar distante da costa, o que permite boa visibilidade.

Durante a navegação, é comum avistar grupos de golfinhos. As profundidades nos pontos deste destino vão de 3 a 25 metros e a visibilidade varia muito em função das correntes e condições climáticas, alcançando 15 metros nos melhores dias. Ao longo do ano, a temperatura média da água situa-se na casa dos 22°C, podendo chegar aos 27°C entre meados de janeiro até a chegada do outono. Ocasionalmente, no início do verão, pode ocorrer o fenômeno das termoclinas, correntes extremamente frias, em determinada faixa da coluna d’água.

Como chegar - Os principais pontos de saída de embarcações com destino ao arquipélago das ilhas Comprida, Couves e Rapada são o Saco da Ribeira, a Enseada do Itaguá e a Vila de Picinguaba.

Ilha das Couves Ubatuba
Ilha das Couves - Prefeitura de Ubatuba

 Conheça detalhes de sete pontos de mergulho dos arquipélagos:

llha Comprida - Saco do Xixi de Dentro - Profundidade: 3 a 12 metros. O local é abrigado, com costeira de formação rochosa e declividade suave até o fundo de areia a 6 metros. Nadando em direção ao canal formado com a ilha das Couves, as pedras se espalham pelo fundo e a presença de cardumes aumenta. No extremo da costeira há possibilidade de correntes marítimas, por isso, é importante o conhecimento de técnicas avançadas de mergulho.

Ilha das Couves - Paredinha das Miriquitis/Paredão - Profundidade: 3 a 11 metros. Local abrigado e de fácil acesso, ideal para principiantes. O mergulho começa na areia, a 3 metros de profundidade, entendendo-se até o costão rochoso, onde é comum a presença de miriquitis; camarões-palhaços; caranguejos-aranhas; budiões; marias-de-toca e nudibrânquios, o que torna o ponto interessante também para macrofotos. Tenha atenção especial na extremidade próxima ao pequeno canal formado com o illhote, devido às correntes marítimas, área de fundeio e tráfego de embarcações. 

llha das Couves - Parcelzinho - Profundidade: 3 a 10 metros. Ponto ideal para principiantes e para escolas em checkout de curso básico, a costeira abriga moreias e crustáceos. O pequeno parcel próximo favorece o turismo subaquático, pois é de fácil contorno, onde são presenças constantes o cângulo-real e o coió, entre outras espécies. 

Ilhote das Couves - Face Oeste/Recreio dos Borboletas - Profundidade: 12 a 23 metros. Na face oeste, por fora do ilhote, a costeira projeta-se verticalmente como um paredão, desde a superfície até o fundo, onde grandes rochas formam um enorme salão; é comum a presença de garoupas e badejos. Próximo à face norte do ilhote, há uma fauna variada: cardumes de borboletas; corcorocas; sargentinhos e ciliares. Este é um ponto que favorece todos os níveis de certificação. Porém, deve ser dada atenção especial aos horários de mudança de maré, quando ocorrem fortes correntes no canal formado com a ilha das Couves.

Ilha da Rapada - Trilha do Morcego - Profundidade: 5 a 10 metros. O mergulho começa próximo à grande laje emersa, com uma costeira rochosa em declive até o fundo de areia aos 9 metros. Neste local, restos de cabos de poitas transformam-se em habitat de cavalos-marinhos. Nadando no sentido nordeste, a profundidade  diminui progressivamente, até que no extremo da ilha transforma-se num raso, onde pode haver formação de ondulação, dependendo das condições do mar. Frades, cirurgiões e budiões são presenças constantes. 

Mergulhador em Ubatuba
Profundidades nos pontos deste destino vão de 3 a 25 metros - Prefeitura de Ubatuba

Ilha de Rapada - Pedra da Cachorra - Profundidade: 3 a 18 metros. Esta é a ponta de uma grande laje composta por um parcel mais raso a leste e por uma queda abrupta de profundidade a sudoeste, formando um paredão rochoso. Abriga uma grande variedade de peixes, entre eles os peixes-pedras; frades; jaguareçás; corcorocas; budiões; papagaios e pescadas. Durante os meses de setembro e outubro, pode ser observado um grande número de raias-prego se acasalando.

Ilha da Rapada - Trilha do Pigmeu. Profundidade: 12 a 25 metros. Este é um dos poucos pontos deste destino onde é possível ver os lindos peixes-anjos pigmeus, coloridos e bastante curiosos, fazendo a alegria dos fotógrafos. O mergulho inicia-se em uma parte bem abrigada, de fundo rochoso e raso, que pode ser explorada por mergulhadores de todos os níveis. Seguindo a costeira, rumo sudoeste, a profundidade aumenta abruptamente. Aqui, grandes rochas no fundo arenoso formam um labirinto habitado por muitos cardumes, exigindo habilidade em navegação subaquática e maior experiência devido à presença de correntes marítimas e refluxo.

Turismo náutico e hospedagem

As ilhas das Couves e Comprida também são muito utilizadas para outras atividades de turismo náutico. São também pesqueiros tradicionais, frequentados por pescadores do município de Ubatuba. Existem cercos flutuantes na ilha das Couves. Ainda nas Couves e na Rapada, há também fazendas de maricultura. Nesses locais, são encontrados vários petrechos de pesca artesanal, atividade de subsistência dos pescadores da região. É necessário, portanto, redobrar a atenção na navegação e fundeio e manter-se afastado durante o mergulho, evitando danificar ou se envolver em acidentes com as redes. O guia lembra a importância das práticas de mínimo impacto e de respeito às comunidades locais.

Localizada no continente, está a Vila de Picinguaba, comunidade de pescadores que remonta ao século 19 e oferece opções de hospedagem e típica gastronomia caiçara. Mais informações turísticas de Ubatuba podem ser obtidas pelo telefone (12) 3833 9007, da Secretaria de Turismo de Ubatuba.

Com informações de guia Roteiros de Mergulho

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!