12 ANOS FECHADA

Após mais de uma década, Vila de Itatinga será reaberta para turismo

A Autoridade Portuária de Santos (APS) e a prefeitura de Bertioga anunciaram que as visitas começam a partir de 5 de julho


Matheus Alves
Publicado em 24/06/2024, às 16h52

FacebookTwitterWhatsApp

Os agendamentos para as visitas deverão ser feitos com a secretaria de Turismo e Cultura de Bertioga - Reprodução/Internet
Os agendamentos para as visitas deverão ser feitos com a secretaria de Turismo e Cultura de Bertioga - Reprodução/Internet


A Vila de Itatinga, local em que fica uma usina hidrelétrica responsável por cerca de 30% do abastecimento energético do Porto de Santos, será reaberta para visitas públicas após mais de uma década. A Autoridade Portuária de Santos (APS) e a prefeitura de Bertioga anunciaram que as visitas, suspensas desde 2012 devido a casos de malária, serão retomadas a partir de 6 de julho.

Os interessados poderão visitar a usina aos sábados e domingos, tanto pela manhã quanto à tarde, inicialmente limitando-se à área da Vila de Itatinga. Em breve, um chamamento público para empresas de turismo será lançado, permitindo a exploração das trilhas que levam a cachoeiras e rios. A medida será publicada no Diário Oficial do município.

𝗙𝗮𝗰̧𝗮 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗲 𝗱𝗼 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗼 𝗰𝗮𝗻𝗮𝗹



“Nosso objetivo também é expandir o turismo desta região, talvez trabalhar também com as trilhas próximas à vila”, declarou o prefeito de Bertioga, Caio Matheus, durante entrevista concedida à equipe do Portal Costa Norte.

Caio Matheus, Carlos Ticianelli e Anderson Pomini
Cerimônia de assinatura também contou com a presença do presidente da APS, Anderson Pomini

Os agendamentos para as visitas deverão ser feitos com a secretaria de Turismo e Cultura de Bertioga, e os grupos serão acompanhados por guias cadastrados.



Sobre a Vila de Itatinga

Vila de Itatinga
Os interessados poderão visitar a usina aos sábados e domingos, tanto pela manhã quanto à tarde

A usina, inaugurada em 1910, está situada em uma área federal em Bertioga, a aproximadamente 30 km do Porto de Santos.



Segundo Rafael Apolinário dos Santos, gerente de utilidades da APS, a usina fornece energia para a margem direita do porto, utilizada por pelo menos dez terminais. Além disso, 99% do sistema elétrico da Autoridade Portuária provém de Itatinga, enquanto os terminais que não utilizam sua energia dependem da concessionária CPFL.

A Vila de Itatinga, com sua rica história e beleza natural, é um patrimônio de Bertioga que merece ser conhecido e preservado. A prefeitura de Bertioga realiza estudos e ações necessárias para a liberação do turismo sustentável na Vila.

Para chegar, é necessário atravessar o Rio Itapanhaú de barco, depois seguir por sistema férreo que leva para a Vila, que conta com diversas trilhas com cachoeiras, a capela Nossa Senhora da Conceição com uma arquitetura inglesa, campo de futebol, além da Usina Hidrelétrica, que supre até hoje parte das necessidades energéticas do Porto de Santos.



Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!