12 ANOS FECHADA

Após mais de uma década, Vila de Itatinga será reaberta para turismo

A Autoridade Portuária de Santos (APS) e a prefeitura de Bertioga anunciaram que as visitas começam a partir de 5 de julho

Matheus Alves
Publicado em 24/06/2024, às 16h52

FacebookTwitterWhatsApp
Os agendamentos para as visitas deverão ser feitos com a secretaria de Turismo e Cultura de Bertioga - Reprodução/Internet
Os agendamentos para as visitas deverão ser feitos com a secretaria de Turismo e Cultura de Bertioga - Reprodução/Internet

A Vila de Itatinga, local em que fica uma usina hidrelétrica responsável por cerca de 30% do abastecimento energético do Porto de Santos, será reaberta para visitas públicas após mais de uma década. A Autoridade Portuária de Santos (APS) e a prefeitura de Bertioga anunciaram que as visitas, suspensas desde 2012 devido a casos de malária, serão retomadas a partir de 6 de julho.

Os interessados poderão visitar a usina aos sábados e domingos, tanto pela manhã quanto à tarde, inicialmente limitando-se à área da Vila de Itatinga. Em breve, um chamamento público para empresas de turismo será lançado, permitindo a exploração das trilhas que levam a cachoeiras e rios. A medida será publicada no Diário Oficial do município.

𝗙𝗮𝗰̧𝗮 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗲 𝗱𝗼 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗼 𝗰𝗮𝗻𝗮𝗹

“Nosso objetivo também é expandir o turismo desta região, talvez trabalhar também com as trilhas próximas à vila”, declarou o prefeito de Bertioga, Caio Matheus, durante entrevista concedida à equipe do Portal Costa Norte.

Caio Matheus, Carlos Ticianelli e Anderson Pomini
Cerimônia de assinatura também contou com a presença do presidente da APS, Anderson Pomini

Os agendamentos para as visitas deverão ser feitos com a secretaria de Turismo e Cultura de Bertioga, e os grupos serão acompanhados por guias cadastrados.

Sobre a Vila de Itatinga

Vila de Itatinga
Os interessados poderão visitar a usina aos sábados e domingos, tanto pela manhã quanto à tarde

A usina, inaugurada em 1910, está situada em uma área federal em Bertioga, a aproximadamente 30 km do Porto de Santos.

Segundo Rafael Apolinário dos Santos, gerente de utilidades da APS, a usina fornece energia para a margem direita do porto, utilizada por pelo menos dez terminais. Além disso, 99% do sistema elétrico da Autoridade Portuária provém de Itatinga, enquanto os terminais que não utilizam sua energia dependem da concessionária CPFL.

A Vila de Itatinga, com sua rica história e beleza natural, é um patrimônio de Bertioga que merece ser conhecido e preservado. A prefeitura de Bertioga realiza estudos e ações necessárias para a liberação do turismo sustentável na Vila.

Para chegar, é necessário atravessar o Rio Itapanhaú de barco, depois seguir por sistema férreo que leva para a Vila, que conta com diversas trilhas com cachoeiras, a capela Nossa Senhora da Conceição com uma arquitetura inglesa, campo de futebol, além da Usina Hidrelétrica, que supre até hoje parte das necessidades energéticas do Porto de Santos.

Matheus Alves

Matheus Alves

Formado em 2019 pela Universidade Paulista (Unip-Santos). Atua nas áreas de política e cultura geek.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!