Touca Power Afro Cap garante conforto e representatividade para nadadores com cabelos volumosos e, até, com tranças e dreadlock

No Brasil, a diversidade capilar reflete a riqueza da identidade nacional. Com 56% da população se identificando como negra ou parda, os fios crespos, ondulados e cacheados predominam, representando aproximadamente 70% dos brasileiros, segundo pesquisas. Essa variedade exige atenção especial, sobretudo quando se trata de cuidados e produtos voltados à rotina esportiva, onde o bem-estar capilar também faz parte do desempenho.
Pensando nisso, a Speedo, empresa de materiais voltados aos esportes aquáticos, lançou a Power Afro Cap, uma touca de natação especial para quem tem cabelos crespos, volumosos e, até, quem possui tranças com extensões e dreadlock.
A falta de um produto como a Power Afro Cap no mercado de produtos esportivos dificultava a participação plena no esporte desse público específico, pois gerava desconforto e quebra de fios. “A natação é para todos os cabelos, todos os estilos e todas as pessoas”, destacou Roberto Jalonetsky, CEO da Speedo.
Com design reforçado nas bordas, a Power Afro Cap é uma touca de tamanho GG2, rápida e fácil de vestir, sem puxar ou quebrar os fios. Além de proteger os cabelos contra os agentes químicos da água, a touca é feita em material resistente e de alta qualidade, garantindo durabilidade para uso intenso em treinos e competições.
A professora de natação Alana Donato de Carvalho sabe bem das dificuldades de usar toucas que não são apropriadas para o seu tipo de cabelo. “As toucas de silicone tradicionais incomodam, apertam o couro cabeludo e acabam causando dor. Elas são bem ruins de usar. Como professora, sempre preciso usar touca para proteger meu cabelo do cloro, mas é complicado com as comuns, porque machucam. A Power Afro Cap é diferente: é confortável, fácil de colocar e o material é bem maleável, sem a rigidez das outras. O melhor é que não danifica minhas tranças, o que me deixa bem tranquila”, explicou Alana.
Disponível em duas cores básicas (preto e branco), a touca foi pensada para combinar facilmente com maiôs, sungas e outros acessórios da linha Speedo. “Queremos que todos se sintam representados, confortáveis e confiantes dentro d’água”, complementou Jalonetsky.
Com o lançamento, a Speedo declarou que reafirma seu compromisso com a inclusão e a diversidade no esporte, e a sensibilidade às diferentes realidades da população brasileira, quebrando barreiras históricas, fortalecendo a autoestima e incentivando hábitos saudáveis. A Power Afro Cap já está disponível nas lojas físicas e no e-commerce da marca.

Presente no Brasil há 46 anos, a Speedo Multisport iniciou sua operação em 1978; é reconhecida como a melhor fornecedora de equipamentos e vestuário para nadadores. A empresa ampliou sua linha de atuação e, hoje, também está presente nos seguintes segmentos: fitness; beach tennis; lifestyle; dermocosméticos; equipamento de academias e suplementos alimentares, além de possuir uma linha exclusiva de óculos e relógios.
Com três lojas próprias e e-commerce, a Speedo está presente em todo o território nacional, por meio de 40 mil pontos de revenda , entre pequenos e médios lojistas e grandes varejistas.
A marca também é uma das principais incentivadoras do esporte brasileiro, patrocinando grandes atletas, federações e mais de 400 competições anualmente, além de fomentar a prática esportiva em diferentes modalidades. Em seu Elite Team, está a multicampeã mundial e ouro em Tóquio 2020, Ana Marcela Cunha; o atual campeão dos jogos Pan Americanos, Guilherme Caribé; o Melhor Nadador da América do Sul pelo Swammy Awards, Guilherme Costa (o Cachorrão), além de outros atletas.