CONTROLE POPULACIONAL

Cães e gatos recebem microchip em São Vicente

O dispositivo registra informações específicas sobre o pet, como raça, idade, contato com o dono e porte

Da redação
Publicado em 02/10/2020, às 16h10 - Atualizado às 16h11

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação
Divulgação

O controle populacional animal é uma questão que merece atenção e medidas de contenção. Pensando nisso, a prefeitura de São Vicente, em conjunto com o Departamento de Controle de Zoonoses de São Vicente, realiza a implementação de microchips nos animais recolhidos. A medida garante maior controle sobre os dados do bichinho, armazenando informações de saúde, identidade e histórico.

Quando os animais chegam a Zoonoses, passam por avaliação veterinária, recebem tratamento (quando necessário), são vermifugados, vacinados, castrados e microchipados. Depois, ficam disponíveis para receber um novo lar.

Todo o trâmite do tratamento fica armazenado nesse chip, tornando mais fácil identificar por quais processos o pet passou. Além disso, quando são adotados, os dados do novo dono também ficam armazenados no chip, o que garante maior facilidade na localização do responsável pelo animal.

Participe dos nossos grupos  http://bit.ly/COSTANOTÍC2 📲 Informe-se, denuncie ℹ

O processo de acolhimento e microchipagem acontece com todos os animais que são recolhidos nas ruas. De acordo com Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), se o animal não for adotado, é reinserido na comunidade de origem.

Para solicitar que a equipe da Zoonoses recolha algum animal sem dono, basta ligar para o telefone (13) 3561-1604.

Microchip 

O dispositivo do tamanho de um grão de arroz é implantado sob a pele do pet. Por meio de um leitor específico, verifica-se o seu código, que contém informações sobre o animal, como meio de contato com o dono, raça, porte, idade, entre demais dados relevantes.

A implantação dispensa cirurgia, é realizada no pescoço do animal por meio de uma seringa com agulha, sem necessidade de anestesia. O dispositivo não precisa de manutenção ou troca, já que possui vida útil de 100 anos.

Adoção

Há diversos animais à espera de um novo lar. Eles podem ser adotados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h ou das 13h às 17 horas. Os interessados devem comparecer à sede do Dezoon (Rua Catalão, 530 – Vila Voturuá)  munidos de documento com foto e comprovante de residência.

Castração

O Departamento de Controle de Zoonoses de São Vicente (Dezoon) já está com a agenda de outubro aberta para o serviço de castração de cães e gatos. O proprietário do animal deve comparecer à sede do Dezoon  (Rua Catalão, 530 – Vila Voturuá), a fim de realizar o agendamento. Os interessados devem ter em mãos RG ou CNH e comprovante de residência. Cada munícipe só pode marcar o procedimento para no máximo dois pets.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!