Van do SUS presta serviços a Piquerobi, cidade que fica a 619km da capital do estado; prefeitura responsável não se pronunciou sobre o caso
Rodrigo Florentino
Publicado em 23/12/2024, às 14h05
Uma van do Sistema Único de Saúde (SUS) foi flagrada quando transportava convidados de um casamento, em Caraguatatuba, no litoral norte de SP, durante operação que visou combater o transporte clandestino de passageiros entre os dias 23 e 24 de dezembro. A van, pertencente aoórgão federal, é destinada à prefeitura de Piquerobi (SP), que fica a 619km da capital do estado.
O veículo transportava nove convidados de um casamento, realizado um dia antes, e que vieram conhecer a praia. O flagrante foi durante fiscalização da prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com a Empresa Municipal de Transporte Urbano (EMTU), a Agência de Transporte de São Paulo (Artesp) e Polícia Militar.
O secretário de Urbanismo de Caraguatatuba, Wilber Cardozo, explica: "Esses veículos são mantidos com dinheiro público e devem ser utilizados exclusivamente para os fins a que se destinam, como atender às necessidades da população, especialmente, no caso da saúde, que é uma área crítica, além de ser uma violação do princípio da moralidade administrativa”.
O motorista recebeu multa de R$ 220 mil da Secretaria de Urbanismo da cidade litorânea. A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o caso.
Procurada, a prefeitura de Piquerobi não se pronunciou até a publicação da matéria. Em caso de resposta, este espaço será atualizado. Já a Secretaria de Saúde, do governo de São Paulo, disse que o caso é de responsabilidade da prefeitura a qual a van presta serviço.
Rodrigo Florentino
Formado em Comunicação Social na Univesidade Santa Cecília (UniSanta)