*Foto: JCN
Por Mayumi Kitamura
No ano passado, aproximadamente 30 escolas municipais foram furtadas ou vandalizadas, em prejuízo às aulas e ao funcionamento normal das unidades. Em alguns casos, os alimentos que compõem a merenda das crianças também foram levados pelos ladrões.
No sábado, 20, a Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (Emeif) Boraceia foi alvo de vândalos pela segunda vez somente neste ano. Segundo a prefeitura, foram destruídos materiais e tintas foram jogadas nas paredes de quatro salas da unidade e em espaços de uso comum. Os alunos das classes afetadas foram dispensados na segunda-feira, 22, devido aos estragos. Apesar dos atos de vandalismo e da prática comum de furto nas unidades, nada foi subtraído na ocasião.
Desde o ano passado, nenhum autor dos atos criminosos foi identificado, entretanto, no intuito de coibir estas ações, a Secretaria de Educação abriu processo licitatório para a implantação de câmeras de monitoramento nas escolas municipais. Conforme informado pela prefeitura, “também está sendo implantado um novo sistema de iluminação nos pátios, em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos. O projeto conta com postes com 5 metros de altura e quatro luminárias em cada um, com maior capacidade de iluminação. Além disso, a fiação elétrica é independente do sistema da escola, assim, caso a energia da unidade seja cortada, não afeta os postes”.
Segundo a administração, o secretário de Educação Ivan de Carvalho também acionou as forças de segurança, bem como o Ministério Público, para adoção de medidas que possam inibir a ação de ladrões e vândalos. Entre estas medidas, solicitou-se que a Procuradoria do município acompanhe os inquéritos policiais e a investigação do Ministério Público.
As unidades municipais que sofreram com atos de vandalismo e furtos desde janeiro deste ano foram: Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (Emeif) Vista Linda; Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeief) Chácaras Vista Linda; Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Oswaldo Justo; e Emeif Boraceia.
Comentários