Crime ambiental

Tubarão em risco de extinção é posto a venda em Bertioga

Polícia Militar Ambiental não conseguiu capturar os responsáveis e espécime foi doado para instituição

Da Redação
Publicado em 26/07/2018, às 08h16 - Atualizado em 23/08/2020, às 17h08

FacebookTwitterWhatsApp
Animal foi encontrado pela PM sem cabeça e à venda no Centro - Divulgação/ Polícia Militar Ambiental
Animal foi encontrado pela PM sem cabeça e à venda no Centro - Divulgação/ Polícia Militar Ambiental

Um tubarão ameaçado de extinção foi capturado e colocado à venda em Bertioga. O animal estava morto e sem cabeça quando a Polícia Ambiental o encontrou. Nenhum dos responsáveis foi encontrado no local.

Durante patrulhamento, agentes da 5ª Companhia de Policiamento Ambiental Marítimo avistaram um grupo de pessoas em volta de um tabuleiro usado para a venda de peixes montado próximo aos boxes do mercado municipal de pescados, no Centro. Segundo informado, os suspeitos fugiram quando os policiais se aproximaram.

Ao averiguar o local, a equipe encontrou o tubarão, da espécie Squatina Guggenheim Marini, conhecido como cação-anjo ou cação anjo-espinhoso, que consta na lista de ameaçados de extinção. Segundo relatório do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a espécie possui comprimento total máximo de 92 cm e peso de 5,0 kg, gerando, com mais frequência, de cinco a seis filhotes por gestação. O animal habita ambientes marinhos e estuarinos demersais do Atlântico Sudoeste entre o sudeste do Brasil e o norte da Patagônia Argentina. Segundo o relatório, a captura ocorre em pescarias de arrasto de fundo ou emalhe.

A polícia Ambiental informou que, caso o infrator fosse identificado, caberia autuação pela venda de espécie cuja pesca está proibida. O valor seria de aproximadamente R$ 700, além de mais R$ 20 por quilo do animal. O pescado apreendido foi doado para uma instituição.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!